O que fazer quando a minha rentabilidade está negativa?

Rentabilidade negativa de títulos públicos e fundos de Renda Fixa? Veja o que fazer

08/10/2020 às 17:10

08

Quinta

Out

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Muitas pessoas se assustaram ao ver os seus Títulos ou Fundos de Renda fixa apresentando rentabilidade negativa nos últimos dias.

Por serem considerados Renda Fixa, muitos investidores não sabem que esses ativos podem apresentar bastante volatilidade.

Os preços dos títulos podem sofrer muita variação ao longo do tempo por diversos fatores. Não à toa, muitos especialistas comentam sobre a importância de se planejar financeiramente a fim de não haver a necessidade do resgate de Títulos Públicos antes da data de vencimento. 

Caso você precise resgatar a sua aplicação antes dela, você pode ter prejuízos.

Por que isso acontece?

Quando você decide resgatar o seu título antes do combinado no momento da aplicação, você irá realizar a venda para outro investidor. Nesse momento, você vai precisar vender pelo preço do mercado, que pode estar oferecendo um valor abaixo do que você pagou no momento em que fez a aplicação. 

Diversos fatores influenciam essa “marcação à mercado”, ou seja, a oscilação que o preço do seu título pode sofrer.

Vamos entender alguns

No início do ano vimos muitos títulos de crédito privado, ou seja, dívidas emitidas por empresas, apresentando rentabilidade negativa. Muitos investidores buscaram resgatar os títulos em busca de liquidez – dinheiro em caixa disponível – e, principalmente, por medo das empresas emissoras dos títulos não conseguirem pagar as dívidas por conta da crise do coronavírus

Sobre a situação pontual relacionada a títulos públicos federais, as incertezas sobre o furo do teto de gastos e o aumento da dívida pública são fatores de risco. Quanto maior a incerteza e  a probabilidade de o Governo se endividar, mais insegurança os investidores vão adquirir.

Dessa forma, a percepção de risco sobre os títulos do Governo aumenta e isso faz com que ele precise oferecer uma taxa de juros maior para que os investidores sejam atraídos a comprar os títulos, ou seja, as dívidas do Governo. 

Esse movimento causa a desvalorização dos ativos na marcação a mercado, porque ativos que foram comprados a uma taxa mais baixa de remuneração, passam a ser negociados a taxas mais altas.

Mas, não se assuste.

Isso não significa que você tenha perdido dinheiro. Você pode sofrer algum prejuízo financeiro caso decida resgatar agora. Então, eventuais oscilações negativas podem não ser tão preocupantes, a menos que você precise vender seu título antes da data de vencimento.

Quando analisamos uma janela curta, essa rentabilidade negativa parece super relevante. Quando analisamos o longo prazo, a variação passa praticamente despercebida.

Como os Fundos de Renda Fixa investem em uma cesta de títulos públicos, eles acompanham toda a dinâmica dos mesmos e justamente por isso, eles demonstraram uma rentabilidade negativa no início do mês de outubro de 2020. 

Por conta disso, muitos investidores se questionaram sobre ser ou não o momento de resgatar as suas cotas. O ideal recomendado por muitos especialistas seria o de ler as cartas dos gestores publicadas mensalmente. Nelas, eles comentam sobre o cenário econômico, política, empresas, estratégia e fatores que podem eventualmente causar alguma preocupação como essa.

Como conclusão…

Mesmo com esse fator negativo, muitos especialistas ainda comentam sobre fatores positivos que devem ser levados em conta em relação aos títulos públicos.

O risco de crédito dos mesmos continua sendo o mais baixo do mercado e a liquidez diária significa que o resgate pode ser realizado a qualquer momento. 

*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 17:00

    Investimentos

    A Carta Mensal de abril já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNossos especialistas analisam as perspectivas de cortes do Fed e estimam uma onda positiva nos investimentos para o segundo semestre. Confira os principais temas abordados:

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 10:08

    Investimentos

    Diversificação de Investimentos Imobiliários: Estratégias para 2024

    Compartilhe

    CompartilheSe há algo que a história dos investimentos nos ensinou, é que a diversificação é a chave para alcançar uma carteira mais robusta e resiliente. No cenário atual do mercado imobiliário brasileiro, marcado pela ebulição e oferecendo diversas oportunidades, ela se torna ainda mais crucial para os investidores atingirem seus objetivos financeiros. O panorama econômico, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...