22/06/2020 às 15:57

22

Segunda

Jun

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Você já deve ter recebido o conselho de investir seu dinheiro. Mas já parou para pensar sobre por que investir de fato? Quais são as reais vantagens e a importância de investir?

Além de alguns motivos que podem parecer óbvios, parar para pensar sobre a importância de fazer um investimento pode levar as reflexões um pouco além. 

Por que investir? 

Sonhos e planos

Em primeiro lugar, quando pensamos nas vantagens de investir, é bom se perguntar: você já pensou em seus objetivos de vida, em quais são seus planos para o futuro?

Talvez você não veja uma vantagem imediata em investir pois simplesmente não parou para pensar no que faria com um patrimônio maior.

Antes de começar a investir, é importante estabelecer alguns objetivos do porquê investir. 

Aumentar seu patrimônio por si só pode não fazer muito sentido, afinal, o dinheiro só tem valor quando é usado para concretizar planos e instrumentalizar sonhos, ou mesmo gerar segurança para uma vida tranquila.

Pode ser que você viva uma vida em que suas contas cabem no seu orçamento e isso acabou te colocando em uma posição confortável. Mas, fazer o exercício de imaginar o que você poderia fazer no futuro pode ser bastante interessante.

É importante pensar para além da cartilha genérica que normalmente nos é ensinada, como planos abrangentes de ter uma aposentadoria ou viajar.

Estes objetivos são muito importante, mas é preciso entrar em detalhes: qual aposentadoria você gostaria de ter? Ela começaria com qual idade e exigiria qual renda mensal? Isso tudo pode te ajudar a entender porque investir é a melhor opção. 

Pensar e definir detalhes ajuda a tornar o plano mais viável e é uma motivação concreta para investir.

Para além da aposentadoria, você pode também ter outros objetivos, a curto ou longo prazo. Pode começar por projetos pessoais, ou até apoiar projetos coletivos nos quais você acredita e gostaria de fazer parte.

Investir e aumentar o seu patrimônio significaria que você teria condições de concretizar estes projetos e realizar sonhos.

Dinheiro parado não rende

Depois de definidos alguns objetivos, ficará claro que a maior vantagem de investir é, de fato, fazer seu dinheiro render. 

Quando você investe, não perde oportunidades de aumentar seu patrimônio, para então alcançar os objetivos que você estabeleceu.

Se você deixa seu dinheiro parado em sua conta ou apenas em uma poupança, terá perdido a chance de ter visto seu montante aumentar, sem que você tenha tido que investir muito esforço nisso.

Ter a preocupação de economizar para apenas guardar seu dinheiro e não investir não é uma boa ideia. Isso porque ele não vai render e pior, pode até desvalorizar por conta da inflação.

Em um período de, digamos, 5 anos, o poder de compra que determinado montante tinha pode diminuir. 

Ou seja, se você mantém alguma quantia parada para alguma emergência por exemplo, e não investe em nenhum lugar, ela ficará intacta ou até pode passar a valer menos do que antes. 

Se você não investe por receio de não ter acesso fácil ao seu dinheiro, precisa saber que há opções de investimento de baixo risco e com possibilidade de resgate a qualquer momento. 

Portanto, há sempre uma opção que combina com o seu perfil e com a finalidade que você deseja para o seu dinheiro. 

Dinheiro investido é mais difícil de ser gasto sem planejamento

Outra vantagem de investir seu dinheiro é ter um pouco mais de garantia que ele será usado para os objetivos que você determinou.

O fato de você tirar o dinheiro de sua conta bancária e investir em outro local fará com que você pense duas vezes antes de gastar o dinheiro em algo inesperado. Há muitas oportunidades no mundo de consumo para gastar seu dinheiro se ele estiver sempre à vista.

Se existe uma barreira extra, ainda que por vezes seja uma barreira muito pequena, para resgatar seu dinheiro, aumentam as chances de você decidir pensar melhor antes de gastá-lo. Ou seja, maiores as chances de ele permanecer investindo e rendendo.

Porta de entrada no universo financeiro

Você continua se perguntando por que investir? Vamos então a mais uma vantagem de investir. 

Investindo, você passar a ter uma intimidade com o sistema financeiro e todo o mundo dos investimentos. Além de impulsionar novos investimentos, aos poucos, você adquire mais autonomia nessa área.

Mesmo que você invista uma quantia muito pequena de início, ao tomar essa decisão, você vai necessariamente ficar mais curioso e interessado sobre o tema. 

Uma vez que você faça um pequeno investimento inicial, de qualquer montante que tenha, você vai organizar seu orçamento mensal para conseguir investir um pouco por mês, aumentando o seu capital investido. 

Vamos supor que você organize seus gastos e receitas mensais para que consiga separar 100 reais por mês para investir. Com o passar do tempo, você vai tentar aumentar esta quantia mensal e, ao longo de poucos anos, pode estar investindo mais do que planejou de início. Porém, isso só acontece se você der o primeiro passo e fizer o primeiro pequeno investimento.

Você também vai querer se aprofundar em algum assunto ou outro, além de acompanhar seu investimento e entender o que acontece com ele com o passar do tempo. 

Isso fará com que, aos poucos, o universo financeiro deixe de ser um bicho de sete cabeças para você, e se torne mais familiar. 

Com isso, você só terá a ganhar, conquistando cada vez mais autonomia nessa importante área da vida, que é a financeira. 

Vai se sentir menos dependente de pessoas especialistas no assunto e se sentirá mais apto a fazer planos maiores e mais ousados. 

O simples fato de começar a investir e, aos poucos, ir aumentando seus investimentos, vai gerar uma sensação de maior empoderamento para agir, investir cada vez mais, e colocar seus planos de pé.

Assim que você começar, vai perceber que será um novo pilar de sua vida. Este passo abrirá portas para novos planos, para uma maior organização financeira e, principalmente, para futuramente colher os frutos de seus investimentos. 

Artigos Relacionados

  • 08

    Quarta

    Jun

    08/06/2022 às 15:59

    Investimentos

    Pessoas físicas dominaram os investimentos em Fiagros

    Compartilhe

    CompartilheOs Fiagros caíram no gosto dos investidores, especialmente, pessoas físicas. Um estudo da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mostra que este perfil corresponde a 98% do volume investido na classe, que passou a marca dos R$2 bilhões.  Além disso, o levantamento ainda revela que desde a sua criação, em 2021, o número de investidores […]

    Continue lendo
  • 25

    Quarta

    Mai

    Como funcionam os ciclos econômicos no Brasil e como impactam investimentos? Entenda.

    25/05/2022 às 10:04

    Economia

    Como funcionam os ciclos econômicos?

    Compartilhe

    CompartilheOs ciclos econômicos são um dos assuntos mais importantes para o investidor. Isto porque eles são responsáveis por boa parte do direcionamento de fluxo de capitais, seja no Brasil ou em qualquer outro país. De forma resumida, compreender como funcionam os ciclos econômicos ajuda a entender para onde vai o dinheiro e como você pode […]

    Continue lendo
  • 30

    Quarta

    Mar

    Collar é estratégia de proteção (Crédito: Unsplash/Joshua Mayo)

    30/03/2022 às 16:14

    Investimentos

    O que é um Collar e para que serve?

    Compartilhe

    CompartilheO Collar é uma estratégia de defesa para o(a) investidor(a) que já possui ou deseja comprar um ativo como proteção. Nessa estrutura, quem investe consegue garantir que a posição seja mantida em caso de queda do mercado ao mesmo tempo em que possibilita as chances de ganhos, se houver valorização e aumento de preços. No […]

    Continue lendo
Invista com a gente

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

Fechar

Loading...

Fechar

1