20/07/2020 às 09:00

20

Segunda

Jul

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Em um ano repleto de desafios para a economia mundial, estar atento às opções de investimentos que possam trazer mais rentabilidade é questão essencial – e básica – na vida de todo investidor.

Uma estratégia para aqueles que buscam diversificar as aplicações para obter melhores resultados pode ser encontrada no mercado de ações. Afinal, mesmo em meio a um contexto conturbado em termos econômicos, há sim ações atualmente que pagam mais dividendos. Mas quais são essas ações?

Você sabe exatamente o que significa dividendo?

É a remuneração paga aos acionistas de uma empresa. Estamos falando de uma parte dos lucros obtidos por essa empresa que, desta forma, os distribui entre os investidores.

O investidor que pensa em dividendos é aquele que deseja contar com investimentos que ofereçam a possibilidade de viver de renda.

Certas empresas pagam dividendos todos os meses, outras só fazem isso uma vez por trimestre ou, então, a cada seis meses e até mesmo apenas uma só vez ao ano.

Essa periodicidade varia em virtude da política de cada empresa. Mas essa questão não é a única que deve determinar a escolha pelas melhores empresas que pagam dividendos se você almeja contar com essa renda na sua vida.

Estudar com atenção o mercado torna possível encontrar as oportunidades mais vantajosas para contar com uma carteira diversificada e apta a fornecer resultados mais positivos.

Meta: investir em empresas com melhores dividendos

Contar com ações com melhores dividendos significa ter acesso a uma renda chamada de passiva. Isso porque trata-se de algo que entra na sua conta sem a sua contrapartida – o dinheiro aplicado trabalha para você.

E saiba que dependendo do valor que é investido, as aplicações em dividendos podem se tornar ótimas fontes de renda. 

Mas isso, claro, demanda trabalho com foco e uma boa dose de paciência. Os investimentos em dividendos são calcados no longo prazo, visando o lucro que será distribuído pela empresa, não a valorização dessa empresa.

Com base nesse contexto, já fica um primeiro aprendizado para quem deseja buscar ações que mais pagam dividendos: escolher empresas sólidas para investir nelas por muito tempo.

Aliás, desde que a empresa continue tendo lucro ao longo do tempo, é possível receber dividendos até mesmo quando há queda das ações na Bolsa de Valores.

Isso se explica pois, nesse caso, o importante não é dedicar atenção às variações nos preços das ações no curto prazo. Lembre-se sempre que a proposta aqui é gerar renda passiva, ou seja, aquela renda que nasce do lucro obtido ao longo do tempo.

Quais tipos de empresas são as melhores opções?

As empresas consideradas como melhores pagadoras de dividendos são aquelas que têm lucros consistentes e mais previsíveis como, por exemplo, as da área de energia elétrica.

Entram também nesse perfil as empresas que pela solidez que apresentam fazem fusões e aquisições e estão sempre em busca de novos projetos.

Todo o dinheiro gerado por empresas assim vira lucro líquido que, dessa forma, pode ser distribuído entre os acionistas.

Mas é sempre importante ter em mente que diversificar a carteira de dividendos também é recomendação básica.

Portanto, outra opção que deve ser levada em conta na busca por ações que pagam dividendos é o investimento em ações de bancos.

Dez das maiores empresas que pagam dividendos elevados

O pagamento de dividendos por uma empresa está diretamente ligado ao lucro por ela obtido. Diante desse fato, os valores sempre vão variar com o tempo, mediante os resultados do negócio.

Mas, como foi dito, certas empresas têm mais estabilidade e solidez e nem necessitam realizar muitos investimentos para que possam distribuir mais renda aos acionistas – como as do setor de energia.

Outra questão importante a ser levada em conta em virtude do atual momento econômico do Brasil. Os investidores devem ficar cada vez mais atentos ao mercado de renda variável em virtude do corte da taxa Selic em 0,25 ponto percentual, que derrubará a rentabilidade dos investimentos de renda fixa.

Há, sim, várias ações do mercado que terão rendimento maior do que a taxa Selic, entregando, dessa forma, melhores dividendos aos acionistas.

Mas, atenção: é importante estar sempre ciente de que investir em ações exige um risco maior do que o empenhado nos investimentos de renda fixa. Sem contar que a flutuação do preço de certos ativos pode levar o investidor a ter de lidar com perdas apesar de os dividendos que são distribuídos ao longo dos meses.

Vamos descobrir quais ações podem entregar um retorno melhor de dividendos (superior à taxa Selic) aos acionistas? Conheça ações que pagam dividendos:

ISA – CTEEP (TRPL4)

Há dois anos, a Transmissão Paulista, do setor de transmissão de energia elétrica, distribui em torno de 75% do lucro aos acionistas. 

Trata-se de uma empresa que se baseia em receitas fixas que são corrigidas pela inflação e, por isso, tem margens elevadas.

Taesa (TAEE11)

Também do setor de energia elétrica, a Taesa alia dividendos à constante busca pelo crescimento, pois sempre participa de leilões de novas linhas ou foca na aquisição de projetos de outras empresas.

AES Tietê (TIET11)

Mais uma empresa da área de energia elétrica, porém em geração. 

Todo o lucro da empresa costuma ser distribuído para os acionistas e as margens são altas. Outro ponto positivo é a previsibilidade, já que uma boa parte da receita é contratada antecipadamente.

Cyrela (CYRE3)

A construtora Cyrela é uma opção em virtude da geração de caixa, que é somado ao redimensionamento do balanço, com diminuição do patrimônio líquido.

Engie (EGIE3)

Outra do setor de geração de energia elétrica, a Engie expandiu as operações para outros segmentos, atuando também na transmissão de energia e no transporte de gás. 

Sanepar (SAPR11)

A Sanepar, do setor de saneamento básico, conta com uma política de distribuição de dividendos que atrai: oferece 25% do lucro aos acionistas, além de 25% adicionais quando a situação financeira é favorável, fato que vem ocorrendo há oito anos. 

Itaú Unibanco (ITUB4)

Fique atento: o Itaú é o banco que melhor paga dividendos no setor financeiro.

Banco do Brasil (BBAS3)

Outro nome de peso do mercado financeiro, o Banco do Brasil está bem posicionado para manter uma recorrência no pagamento de proventos.

Gerdau (GGBR4)

A siderúrgica Gerdau conta com exposição geográfica diversificada e grandes operações nos Estados Unidos, fator que é considerado uma vantagem competitiva, pois leva a empresa a garantir certa consistência nos resultados. 

Copasa (CSMG3)

Do setor de saneamento básico, a Copasa prevê uma distribuição de dividendos entre 25% e 50% do lucro. 

Saiba mais

Caso queira ficar ainda mais por dentro do mundo das ações que mais pagam dividendos, conte com a expertise de quem entende do universo dos investimentos.

A Monte Bravo está à disposição, sempre pronta para entender o seu perfil e interesse e contribuir para as suas conquistas! 

Artigos Relacionados

  • 08

    Quarta

    Jun

    08/06/2022 às 15:59

    Investimentos

    Pessoas físicas dominaram os investimentos em Fiagros

    Compartilhe

    CompartilheOs Fiagros caíram no gosto dos investidores, especialmente, pessoas físicas. Um estudo da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mostra que este perfil corresponde a 98% do volume investido na classe, que passou a marca dos R$2 bilhões.  Além disso, o levantamento ainda revela que desde a sua criação, em 2021, o número de investidores […]

    Continue lendo
  • 25

    Quarta

    Mai

    Como funcionam os ciclos econômicos no Brasil e como impactam investimentos? Entenda.

    25/05/2022 às 10:04

    Economia

    Como funcionam os ciclos econômicos?

    Compartilhe

    CompartilheOs ciclos econômicos são um dos assuntos mais importantes para o investidor. Isto porque eles são responsáveis por boa parte do direcionamento de fluxo de capitais, seja no Brasil ou em qualquer outro país. De forma resumida, compreender como funcionam os ciclos econômicos ajuda a entender para onde vai o dinheiro e como você pode […]

    Continue lendo
  • 30

    Quarta

    Mar

    Collar é estratégia de proteção (Crédito: Unsplash/Joshua Mayo)

    30/03/2022 às 16:14

    Investimentos

    O que é um Collar e para que serve?

    Compartilhe

    CompartilheO Collar é uma estratégia de defesa para o(a) investidor(a) que já possui ou deseja comprar um ativo como proteção. Nessa estrutura, quem investe consegue garantir que a posição seja mantida em caso de queda do mercado ao mesmo tempo em que possibilita as chances de ganhos, se houver valorização e aumento de preços. No […]

    Continue lendo
Invista com a gente

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

Fechar

Loading...

Fechar

1