Pessoas físicas dominaram os investimentos em Fiagros

Pessoas físicas dominaram os investimentos em Fiagros

08/06/2022 às 15:59

08

Quarta

Jun

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Os Fiagros caíram no gosto dos investidores, especialmente, pessoas físicas. Um estudo da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mostra que este perfil corresponde a 98% do volume investido na classe, que passou a marca dos R$2 bilhões. 

Além disso, o levantamento ainda revela que desde a sua criação, em 2021, o número de investidores nesta categoria cresceu mais de 400%.  

Não é por menos. A criação deste tipo de fundo se deve ao setor no qual está inserido. Responsável por cerca de 27% do PIB brasileiro, o agronegócio tem chamado cada vez mais atenção ao colocar o Brasil como uma potência mundial do setor.  

Naturalmente, isso atrai um grande número de pessoas que tentam surfar neste momento. Sobretudo, por conta das facilidades. 

O que são Fiagros?

De um modo geral, os Fiagros são bastante parecidos com um dos investimentos mais queridinhos, os fundos imobiliários. Eles investem e pagam dividendos provenientes de alocações em plantas agrícolas e direitos creditórios. 

Atualmente, existem cerca de 40 produtos focados neste segmento, que tem distribuído proventos interessantes até aqui. 

Contudo, eles são negociados, em grande parte, na bolsa e sofrem com as oscilações naturais do mercado. Em outras palavras, a depender do fundo escolhido, a cota estará sujeita a valorizações e desvalorizações ao longo do tempo. 

Neste caso, é preciso que o investidor tenha objetivos bastante claros e compreenda a importância da diversificação de ativos a fim de evitar perdas significativas no mercado. 

Por outro lado, algo que chama a atenção nesta classe é a isenção de imposto de renda, assim como ocorre nos fundos imobiliários. 

Em valores iniciais, o pagamento de pequenas taxas pode não fazer diferença, mas no longo prazo, pode tomar proporções indesejadas. Portanto, a tributação é sempre algo a ser considerado quando falamos de planejamento financeiro. 

Converse com seu assessor para entender se este tipo de investimento combina com seu perfil e se está adequado à carteira. 

Artigos Relacionados

  • 16

    Quinta

    Mai

    16/05/2024 às 10:47

    Investimentos

    Desvendando os Juros Compostos: Estratégias para Multiplicar seus Investimentos

    Compartilhe

    CompartilheVocê já deve ter ouvido falar sobre os juros compostos, mas sabe como aproveitá-los ao máximo nos seus investimentos, para multiplicar o seu patrimônio? Neste guia completo, exploraremos estratégias sólidas e práticas para ajudar você a potencializar seus ganhos e alcançar seus objetivos financeiros.  O Que São Juros Compostos e Por Que Eles Importam? Em …

    Continue lendo
  • 10

    Sexta

    Mai

    10/05/2024 às 16:21

    Investimentos

    Tabela Periódica | Monte Bravo

    Compartilhe

    CompartilheHistóricos dos retornos de ativos selecionados Abril foi um mês de forte alta das taxas de juros nos EUA  Tabela Periódica Brasil – Retornos de Classes e Subclasses Fonte: Bloomberg. Elaboração: Monte Bravo. Data Base: 30/04/2024 IBOV: Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – principal indicador de ações do Brasil Glossário Brasil Carteiras …

    Continue lendo
  • 06

    Segunda

    Mai

    06/05/2024 às 16:05

    Investimentos

    A Carta Mensal de maio já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNesta edição, nossos especialistas pontuam que a perspectiva para os investimentos em ativos brasileiros em 2024 segue favorável. A incerteza em relação à desinflação, no entanto, atrasou os cortes nos EUA — postergando o rally destes ativos. Confira mais alguns dos principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...