As principais características dos Certificados de Operações Estruturadas

COE: o polêmico ativo que gera dúvida a muitos investidores

14/01/2021 às 12:13

14

Quinta

Jan

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Neste artigo, vamos fazê-lo entender de uma forma muito simples as principais características sobre os Certificados de Operações Estruturadas, ou simplesmente COE.

Os mitos sobre COE

Muito provavelmente você já ouviu dizerem por aí: “o COE não é um bom produto”. Falar que ele é bom ou ruim é generalizar demais.

Se a gente pensar bem, isso pode caber a todo e qualquer ativo se não analisarmos o que é adequado ao nosso perfil e aos nossos objetivos. Então, tudo vai depender das características de cada COE.

O seu assessor da Monte Bravo pode te auxiliar a escolher o que melhor se encaixa a você.

Não existem vantagens ao investir em COE

Por que isso seria um mito? Porque ao investirmos nesse produto, podemos obter retornos de renda variável e ainda com o nosso capital protegido. Vou explicar por partes: existem duas modalidades de COE, a primeira com capital protegido, que é quando há a garantia do valor que investimos.

Ou seja, no pior cenário, o investidor recebe de volta 100% do capital investido. E a segunda modalidade de COE é com capital de risco, quando há a possibilidade de perder o valor investido, mas atenção: o limite da perda é o limite do capital investido inicialmente.

Então, se optarmos pelo COE com capital protegido, temos a segurança de não perder o que investimos.

O COE é complexo

Embora a sua estrutura não seja a mais simples de se entender por conta de toda a sua combinação, saiba que não é necessário saber todas as informações técnicas de um COE.

Essa parte pode ser melhor compreendida pelo seu assessor, que irá te auxiliar a escolher o COE mais adequado para você.

Têm taxas mais elevadas que outros produtos

As taxas máximas embutidas nos COES podem variar de 0,5 a 2% ao ano, em linha com as taxas de administração dos fundos multimercado e fundos de ações. Vale lembrar que os COEs não possuem taxa de performance nem come-cotas.

Esses são os maiores mitos relacionados a esse produto. Além dessas características, vou citar algumas outras como a possibilidade de acessarmos mercados internacionais sem risco cambial.

Ou seja, você pode escolher um COE que te permita participar da alta da bolsa americana, por exemplo, mas sem correr o risco do dólar se desvalorizar.

Mas afinal, investir em COE vale a pena?

Outra vantagem é a de poder investir em um produto com aplicação mínima acessível.

Ao contrário de muitos Fundos Multimercado, por exemplo, que investem em renda fixa, junto a ativos de renda variável como ações, moedas, que muitas vezes tem aplicações mínimas mais altas, podemos encontrar COEs com mínimo de R$ 5.000,00.

Depois desses apontamentos, espero ter facilitado o entendimento sobre os Certificados de Operações Estruturadas. Gostaria de saber mais? Fale com o seu assessor da Monte Bravo para te auxiliar a escolher um COE totalmente adequado ao seu perfil de investidor, objetivos e preferências.

*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 16

    Quinta

    Mai

    16/05/2024 às 10:47

    Investimentos

    Desvendando os Juros Compostos: Estratégias para Multiplicar seus Investimentos

    Compartilhe

    CompartilheVocê já deve ter ouvido falar sobre os juros compostos, mas sabe como aproveitá-los ao máximo nos seus investimentos, para multiplicar o seu patrimônio? Neste guia completo, exploraremos estratégias sólidas e práticas para ajudar você a potencializar seus ganhos e alcançar seus objetivos financeiros.  O Que São Juros Compostos e Por Que Eles Importam? Em …

    Continue lendo
  • 10

    Sexta

    Mai

    10/05/2024 às 16:21

    Investimentos

    Tabela Periódica | Monte Bravo

    Compartilhe

    CompartilheHistóricos dos retornos de ativos selecionados Abril foi um mês de forte alta das taxas de juros nos EUA  Tabela Periódica Brasil – Retornos de Classes e Subclasses Fonte: Bloomberg. Elaboração: Monte Bravo. Data Base: 30/04/2024 IBOV: Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – principal indicador de ações do Brasil Glossário Brasil Carteiras …

    Continue lendo
  • 06

    Segunda

    Mai

    06/05/2024 às 16:05

    Investimentos

    A Carta Mensal de maio já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNesta edição, nossos especialistas pontuam que a perspectiva para os investimentos em ativos brasileiros em 2024 segue favorável. A incerteza em relação à desinflação, no entanto, atrasou os cortes nos EUA — postergando o rally destes ativos. Confira mais alguns dos principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...