As principais características dos Certificados de Operações Estruturadas

COE: o polêmico ativo que gera dúvida a muitos investidores

14/01/2021 às 12:13

14

Quinta

Jan

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Neste artigo, vamos fazê-lo entender de uma forma muito simples as principais características sobre os Certificados de Operações Estruturadas, ou simplesmente COE.

Os mitos sobre COE

Muito provavelmente você já ouviu dizerem por aí: “o COE não é um bom produto”. Falar que ele é bom ou ruim é generalizar demais.

Se a gente pensar bem, isso pode caber a todo e qualquer ativo se não analisarmos o que é adequado ao nosso perfil e aos nossos objetivos. Então, tudo vai depender das características de cada COE.

O seu assessor da Monte Bravo pode te auxiliar a escolher o que melhor se encaixa a você.

Não existem vantagens ao investir em COE

Por que isso seria um mito? Porque ao investirmos nesse produto, podemos obter retornos de renda variável e ainda com o nosso capital protegido. Vou explicar por partes: existem duas modalidades de COE, a primeira com capital protegido, que é quando há a garantia do valor que investimos.

Ou seja, no pior cenário, o investidor recebe de volta 100% do capital investido. E a segunda modalidade de COE é com capital de risco, quando há a possibilidade de perder o valor investido, mas atenção: o limite da perda é o limite do capital investido inicialmente.

Então, se optarmos pelo COE com capital protegido, temos a segurança de não perder o que investimos.

O COE é complexo

Embora a sua estrutura não seja a mais simples de se entender por conta de toda a sua combinação, saiba que não é necessário saber todas as informações técnicas de um COE.

Essa parte pode ser melhor compreendida pelo seu assessor, que irá te auxiliar a escolher o COE mais adequado para você.

Têm taxas mais elevadas que outros produtos

As taxas máximas embutidas nos COES podem variar de 0,5 a 2% ao ano, em linha com as taxas de administração dos fundos multimercado e fundos de ações. Vale lembrar que os COEs não possuem taxa de performance nem come-cotas.

Esses são os maiores mitos relacionados a esse produto. Além dessas características, vou citar algumas outras como a possibilidade de acessarmos mercados internacionais sem risco cambial.

Ou seja, você pode escolher um COE que te permita participar da alta da bolsa americana, por exemplo, mas sem correr o risco do dólar se desvalorizar.

Mas afinal, investir em COE vale a pena?

Outra vantagem é a de poder investir em um produto com aplicação mínima acessível.

Ao contrário de muitos Fundos Multimercado, por exemplo, que investem em renda fixa, junto a ativos de renda variável como ações, moedas, que muitas vezes tem aplicações mínimas mais altas, podemos encontrar COEs com mínimo de R$ 5.000,00.

Depois desses apontamentos, espero ter facilitado o entendimento sobre os Certificados de Operações Estruturadas. Gostaria de saber mais? Fale com o seu assessor da Monte Bravo para te auxiliar a escolher um COE totalmente adequado ao seu perfil de investidor, objetivos e preferências.

*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 23

    Terça

    Abr

    23/04/2024 às 17:33

    Investimentos

    Principais Tópicos do Encontro de Primavera do FMI

    Compartilhe

    CompartilheO Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WBG) promovem duas reuniões conjuntas por ano. O encontro da primavera do Hemisfério Norte sempre é em Washington, D.C., enquanto as reuniões do outono, Reuniões Anuais do FMI e WBG, são itinerantes com dois anos consecutivos em Washington, D.C. e em outro país no terceiro ano. …

    Continue lendo
  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 17:00

    Investimentos

    A Carta Mensal de abril já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNossos especialistas analisam as perspectivas de cortes do Fed e estimam uma onda positiva nos investimentos para o segundo semestre. Confira os principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...