Afinal, o que faz um assessor de investimentos? | Conteúdos Monte Bravo

Afinal, o que faz um assessor de investimentos?

17/08/2020 às 17:38

17

Segunda

Ago

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

A pessoa que pensa em investir seu dinheiro em qualquer forma diferente das convencionais – a poupança, por exemplo – costuma sentir insegurança para entender a lógica do mercado financeiro. São muitas siglas, regras e fatos que, da noite para o dia, passam a fazer parte de sua rotina. 

É nessa hora que entra o assessor de investimentos, um profissional capaz de orientar o investidor sobre quais caminhos seguir no momento de aplicar o seu dinheiro.

As dúvidas mais frequentes estão ligadas a fatores operacionais e conjunturais. Os fatores operacionais são aqueles relacionados à forma de investir. 

“Como faço para entrar no sistema do Tesouro Direto?” 

“O que preciso fazer para aplicar em ações?”

“Como me tornar um investidor de commodities?

Estes são alguns exemplos de questões formais, muito comuns entre quem está começando.

Já as interrogações conjunturais estão ligadas ao investimento propriamente dito: seus riscos, seus ganhos e seu comportamento de acordo com a cena econômica atual. Nos dois casos, o assessor de investimentos pode ajudar.

Este profissional é responsável por fazer a ponte entre a corretora e o investidor

Basicamente, suas funções são as seguintes:

  • Prospectar novos clientes;
  • atender pedidos de investimento e registrá-los na corretora;
  • apresentar o portfólio de investimentos da corretora ao investidor;
  • sanar as principais dúvidas do cliente;

O assessor pode ser pessoa física ou jurídica e ganha comissões por investimento registrado – portanto uma boa assessoria de investimentos costuma ter muitos clientes.

Um competente profissional da área deve reunir algumas características, como atualização constante a respeito do mercado de investimentos, boa capacidade de comunicação e disponibilidade. Como o cliente de primeira viagem costuma ser muito inseguro, é comum requerer muitas informações de seu assessor, e pelos mais diversos meios.

É importante não confundir a figura de um assessor com a de outros players no mercado de ações, como o corretor (responsável por gerenciar as aplicações propriamente ditas) ou a do consultor, que é remunerado diretamente pelo investidor e que tem a missão de fazer a análise técnica de cada opção adotada pelo cliente.

O assessor é, sim, um agente autônomo de investimentos, que intermedia as ordens dos clientes com os produtos comercializados no mercado financeiro.

Assim como a maioria dos prestadores de serviço, o assessor de investimentos também precisa de uma autorização (emitida pela Comissão de Valores Mobiliários) e de uma certificação (emitida pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

Como escolher um assessor?

Esta é uma dúvida muito frequente. Muita gente acaba escolhendo “o amigo do amigo”, e isso nem sempre dá certo. Cada investidor tem um perfil e é preciso eleger um assessor que tenha a sensibilidade de captar essas demandas e efetivamente assessorar nos rumos da aplicação.

A Monte Bravo dispõe do melhor time de assessoria de investimentos do Brasil. A empresa possui um rigoroso programa de recrutamento de profissionais sintonizados com as demandas do mercado, com as opções mais adotadas em renda fixa e renda variável, com o vaivém das ações e com o comportamento das commodities. 

Com mais de dez anos de atuação, a Monte Bravo traz segurança aos investidores de primeira viagem e confiança para aqueles mais experientes. Abra a sua conta agora mesmo e comece a investir o seu dinheiro com uma assessoria de confiança.

Como se tornar um Assessor de Investimentos?

Ficou em interessado em saber como se tornar um assessor profissional e qualificado? Bom, podemos te ajudar também!

Discutimos sobre o assunto em nosso podcast semanal sobre atualidades do mercado financeiro, o MB Capital. Convidamos Bianca Juliano, Head da Xpeed PRO da XP Inc., e Raquel Girotto, sócia e premiada assessora de investimentos da Monte Bravo. Com apresentação de Rebeca Nevares, sócia da Monte Bravo e fundadora do Ella’s Investimentos.

Ouça já:

Artigos Relacionados

  • 27

    Quarta

    Mar

    27/03/2024 às 10:59

    Investimentos

    Desvendando os Vieses Comportamentais nos Investimentos Financeiros

    Compartilhe

    CompartilheO nosso comportamento influencia mais do que gostaríamos de admitir nas nossas decisões financeiras. Nossas mentes podem nos enganar, levando a escolhas irracionais e, muitas vezes, prejudiciais para nossas carteiras de investimentos. Estes são os vieses comportamentais, padrões de pensamento que distorce nossa percepção de realidade e podem custar caro se não forem reconhecidos e …

    Continue lendo
  • 25

    Segunda

    Mar

    25/03/2024 às 11:09

    Investimentos

    Guia do Imposto de Renda 2024

    Compartilhe

    CompartilheO prazo para entrega da sua Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente a 2023 já iniciou! Para facilitar o preenchimento de sua declaração, preparamos em conjunto com o escritório BVZ | Bastos Bari Vilela Zugman Advogados, um guia contendo todos os detalhes necessários e informações práticas sobre a declaração deste ano. …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 15:53

    Investimentos

    LCI ou Tesouro Direto: Qual é a melhor escolha para investir?

    Compartilhe

    CompartilheInvestir dinheiro pode ser uma decisão desafiadora, especialmente quando há diversas opções disponíveis no mercado.  Duas escolhas comuns para investidores que buscam segurança e retorno são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e o Tesouro Direto. No texto, vamos falar dessas opções, entender suas características e te ajudar a tomar uma decisão informada sobre qual …

    Continue lendo

Fechar

Loading...