Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 17/06/2024 - Monte Bravo

Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 17/06/2024

17/06/2024 às 12:20

17

Segunda

Jun

2 minutos de leitura
Compartilhar

⚠️ NOVIDADE! Agora você pode escutar um resumo do nosso Informe Semanal em formato de podcast diretamente no Spotify.

O Ibovespa encerrou a semana passada com uma queda de 0,91%, fechando o pregão de sexta aos 119.662 pontos. No ano, o índice de referência da Bolsa acumula um desempenho negativo de -10,28% até aqui.

Enquanto isso, o dólar subiu 1,1% no mesmo período, cotado a R$ 5,36. Até aqui, a moeda norte-americana acumula alta de 10,9% em 2024.

Mesmo com um cenário global favorável, a fragilização da âncora fiscal — na esteira das mudanças nas metas do arcabouço fiscal — elevou o prêmio de risco e exacerbou o risco de desancoragem. Este risco contaminou a taxa de câmbio, de maneira até mesmo surpreendente para um país com superávit comercial na casa dos 100 bilhões de dólares.

Como já citamos na nossa Carta Mensal, a área de análise da Monte Bravo Corretora ajustou a projeção de pontuação do Ibovespa ao final do ano — de 155 mil para 150 mil pontos.

Enxergamos que a disparada do dólar exige que o compromisso com o arcabouço fiscal seja reafirmado como uma política de governo, impedindo que se dissemine a noção que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está isolado.

Um reforço à credibilidade do arcabouço e de Haddad têm potencial de trazer o câmbio novamente para os 5 reais por dólar e alavancar o IBOV até os 130 mil pontos — o que ajudaria a reduzir os juros de toda a estrutura a termo.

Por outro lado, discursos que reforcem o isolamento da Fazenda na luta pelo equilíbrio fiscal vão agravar a crise no mercado e contaminar a economia doméstica.

IMPORTANTE: A Monte Bravo Corretora de Valores Mobiliários S.A. (“Monte Bravo”) é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Esta mensagem e eventuais anexos podem conter informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específico, sendo protegidos por lei. Caso você não seja o destinatário ou pessoa autorizada a recebê-la, por favor, avise imediatamente o remetente e, em seguida, apegue o e-mail. É terminantemente proibida a utilização, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste e-mail. As informações nele contidas e em seus eventuais anexos são de responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Monte Bravo. Por fim, é imprescindível que o destinatário verifique este e-mail e todos os anexos em busca de possíveis vírus. A empresa/remetente não assume responsabilidade por quaisquer danos decorrentes da transmissão de vírus através deste e-mail.

Artigos Relacionados

  • 19

    Sexta

    Jul

    19/07/2024 às 08:55

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 19/07/2024

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados As ações mundiais caíram ontem (18) com um aumento de incerteza global. A perda de impulso no setor de tecnologia, desencadeada pelo agravamento das tensões comerciais entre China e EUA, a incerteza sobre a campanha do presidente Joe Biden nos EUA e dados …

    Continue lendo
  • 18

    Quinta

    Jul

    18/07/2024 às 08:56

    Investimentos

    Fundos imobiliários híbridos: vale a pena investir?

    Imagine combinar a previsibilidade da renda fixa com investimentos na economia real, em ativos como edifícios e terrenos para futuros empreendimentos. É isso o que os fundos imobiliários híbridos oferecem a investidores. Esse tipo de investimento não é novo no mercado, mas ganha atratividade em um cenário de juros altos (que favorecem o rendimento dos …

    Continue lendo
  • 18

    Quinta

    Jul

    18/07/2024 às 08:55

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 18/07/2024

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os futuros de ações dos EUA estão em leve alta na manhã desta quinta-feira (18), após a pior sessão do Nasdaq Composite desde 2022. O movimento ocorre  em meio a uma rotação dos investidores, que estão saindo das gigantes de tecnologia para empresas …

    Continue lendo

Fechar

Loading...