Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 17/06/2024 - Monte Bravo

Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 17/06/2024

17/06/2024 às 12:20

17

Segunda

Jun

2 minutos de leitura
Compartilhar

⚠️ NOVIDADE! Agora você pode escutar um resumo do nosso Informe Semanal em formato de podcast diretamente no Spotify.

O Ibovespa encerrou a semana passada com uma queda de 0,91%, fechando o pregão de sexta aos 119.662 pontos. No ano, o índice de referência da Bolsa acumula um desempenho negativo de -10,28% até aqui.

Enquanto isso, o dólar subiu 1,1% no mesmo período, cotado a R$ 5,36. Até aqui, a moeda norte-americana acumula alta de 10,9% em 2024.

Mesmo com um cenário global favorável, a fragilização da âncora fiscal — na esteira das mudanças nas metas do arcabouço fiscal — elevou o prêmio de risco e exacerbou o risco de desancoragem. Este risco contaminou a taxa de câmbio, de maneira até mesmo surpreendente para um país com superávit comercial na casa dos 100 bilhões de dólares.

Como já citamos na nossa Carta Mensal, a área de análise da Monte Bravo Corretora ajustou a projeção de pontuação do Ibovespa ao final do ano — de 155 mil para 150 mil pontos.

Enxergamos que a disparada do dólar exige que o compromisso com o arcabouço fiscal seja reafirmado como uma política de governo, impedindo que se dissemine a noção que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está isolado.

Um reforço à credibilidade do arcabouço e de Haddad têm potencial de trazer o câmbio novamente para os 5 reais por dólar e alavancar o IBOV até os 130 mil pontos — o que ajudaria a reduzir os juros de toda a estrutura a termo.

Por outro lado, discursos que reforcem o isolamento da Fazenda na luta pelo equilíbrio fiscal vão agravar a crise no mercado e contaminar a economia doméstica.

IMPORTANTE: A Monte Bravo Corretora de Valores Mobiliários S.A. (“Monte Bravo”) é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Esta mensagem e eventuais anexos podem conter informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específico, sendo protegidos por lei. Caso você não seja o destinatário ou pessoa autorizada a recebê-la, por favor, avise imediatamente o remetente e, em seguida, apegue o e-mail. É terminantemente proibida a utilização, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste e-mail. As informações nele contidas e em seus eventuais anexos são de responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Monte Bravo. Por fim, é imprescindível que o destinatário verifique este e-mail e todos os anexos em busca de possíveis vírus. A empresa/remetente não assume responsabilidade por quaisquer danos decorrentes da transmissão de vírus através deste e-mail.

Artigos Relacionados

  • 17

    Quinta

    Out

    17/10/2024 às 14:00

    Investimentos

    Vale a pena investir no exterior no cenário atual?

    Investimentos internacionais podem trazer mais opções e segurança para a sua carteira. Os investimentos no exterior são assunto delicado para alguns investidores. A dificuldade para gerir uma conta internacional e o rendimento relativamente baixo de algumas aplicações estão entre as objeções a esse tipo de aplicação.  No entanto, os investimentos internacionais trazem muitos benefícios para …

    Continue lendo
  • 07

    Segunda

    Out

    07/10/2024 às 14:17

    Investimentos

    Carteira FIIs Monte Bravo — Outubro/2024

    O time de nossa Área de Análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise com o objetivo de fornecer para nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e …

    Continue lendo
  • 03

    Quinta

    Out

    03/10/2024 às 14:45

    Investimentos

    Renda fixa isenta de IR oferece retorno superior, e benefício é maior no longo prazo; entenda

    Conheça as vantagens da renda fixa isenta de IR O ajuste recente da Selic para 10,75% ao ano tende a aumentar ainda mais a atratividade de investimentos ligados a taxas de juros, especialmente a da renda fixa isenta de IR. Os títulos dessa categoria se destacam por oferecerem retorno superior ao da renda fixa tradicional. Isso ocorre …

    Continue lendo

Fechar

Loading...