Como usar os indicadores financeiros para organizar meus investimentos?

Como usar os indicadores financeiros para organizar meus investimentos?

30/11/2020 às 12:37

30

Segunda

Nov

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Se para você o mundo dos investimentos ainda é um organismo estranho, saiba que existem números, parâmetros e métricas divulgados periodicamente que ajudam a entender quais empresas são mais propensas a atrair investidores a curto, médio e longo prazos. São os indicadores financeiros, sobre os quais falaremos neste post.

Empresas com capital aberto precisam divulgar periodicamente balanços financeiros que trazem parte desses dados. 

São muitas tabelas e informações que, para o público leigo, dizem muito pouco.

Mas uma boa equipe de assessoria financeira pode ajudá-lo a traduzir esses dados e incorporá-los a um roteiro de indicadores, de maneira simplificada e intuitiva. 

E afinal, o que dizem esses indicadores?

Ao contrário do que muita gente supõe, uma empresa atrativa para investimentos não é somente aquela que apresenta bons resultados de lucratividade ou que possuem uma política interessante de marketing social. 

Os indicadores são mais complexos do que a imagem que o grupo pretende passar, e em geral estão sustentados em quatro pilares:

  1. Estrutura de capital: esses dados revelam a real musculatura do capital da empresa, com a capacidade de investimento e de endividamento.
  2. Atividade: essas informações dizem respeito à produção em si – o que a empresa produz, sua capacidade de ampliar negócios e aumentar vendas.
  3. Liquidez: parâmetro da maior importância, sinaliza a capacidade da empresa de honrar seus compromissos antes do vencimento.
  4. Rentabilidade: números relativos a lucros em relação aos gastos operacionais e margem de ganhos face aos investimentos.

Naturalmente, as informações não são apresentadas desta forma, e sim em categorias específicas que sinalizam para o potencial de investimento de cada empresa.

Os indicadores não devem ser lidos como uma fotografia estática, mas sim como um filme com continuidade. A vida financeira de uma empresa envolve fatores internos e externos que mudam a cada dia, então a decisão sobre investir ou não precisa ser analisada a partir dessa perspectiva.

De novo, uma boa assessoria financeira pode ajudá-lo nesta empreitada, assim como a imprensa especializada, o acompanhamento dos balanços mensais e anuais e até softwares específicos de compilação e organização de dados.

Dito isto, vamos à lista com os principais indicadores:

  1. ROI – O retorno sobre investimentos (da sigla em inglês) é um parâmetro muito expressivo. Ele informa sobre lucros e perdas de um investimento em específico. A vantagem é que o ROI apresenta um cenário futuro, sinalizando se a compra será ou não vantajosa. É obtido a partir da seguinte fórmula:

ROI = (Ganho obtido – Valor investido) / Valor do investimento.

  1. ROE – O retorno sobre o capital está associado com o parâmetro acima e indica a rentabilidade do capital próprio aplicado na empresa. Em alguma medida, também apresenta o grau de autonomia do grupo – a capacidade de “fazer dinheiro” a partir de seus próprios recursos.
  2. EBITDA – Também conhecido como LAJIDA (em português), aponta para os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. De novo, apresenta os resultados da empresa sem qualquer interferência externa, e portanto é essencial para comparação com outros ativos.
  3. Indicadores de endividamento – Toda empresa tem dívidas e isso é absolutamente normal. É muito difícil promover investimentos sem abrir o capital ou contrair financiamentos, de modo que o que é importante não é saber se o grupo está ou não endividado, e sim se honra suas dívidas e se tem capacidade de quitá-las antes do prazo (liquidez). Os compromissos de curto, médio e longo prazos também estão dispostos no balanço patrimonial.
  4. Capital de terceiros – Quantos acionistas a empresa tem? Qual a dependência dela do capital de outras pessoas? Este porcentual ajuda a entender se o alvo do investimento tem condições de andar com as próprias pernas ou se está muito dependente do capital de terceiros.
  5. Margem líquida – Este patamar apresenta o que sobrou de recursos depois de apurados todos os gastos.
  6. Indicadores de patrimônio – Aqui, vemos o quanto a empresa possui em patrimônio instalado ou projetado e se há comprometimento deste patrimônio com as dívidas contraídas (patrimônio imobilizado).
  7. Indicadores de liquidez – Apontam para a solvência da empresa e sua capacidade de honrar compromissos.

Por fim, há outros indicadores de mercado que não indicam a saúde financeira da empresa propriamente dita, mas monitoram aspectos como responsabilidade ambiental, compromisso social e estratégias de compliance.

Alguns desses dados são impostos pelas próprias bolsas e outros contam com a adesão voluntária de cada empresa.

Acompanhá-los pode ser interessante, porque de nada adianta um portfólio robusto de indicadores financeiros se o grupo demonstrar descomprometimento com questões contemporâneas que podem influenciar a rentabilidade do investimento.

São muitas questões para acompanhar, não?

Por isso, contar com uma boa estratégia de assessoria financeira pode ser imperioso, e a Monte Bravo Investimentos tem o melhor time de especialistas, capazes de acompanhar simultaneamente o comportamento interno e a dinâmica de mercado de cada ativo sobre o qual você tem interesse. 

E o melhor: por meio do aplicativo ou de sua área pessoal no site, os indicadores aparecem de maneira atualizada e bem apresentada, por entender que sua prioridade não é interpretar dados – e sim obter resultados.

Artigos Relacionados

  • 27

    Quarta

    Mar

    27/03/2024 às 10:59

    Investimentos

    Desvendando os Vieses Comportamentais nos Investimentos Financeiros

    Compartilhe

    CompartilheO nosso comportamento influencia mais do que gostaríamos de admitir nas nossas decisões financeiras. Nossas mentes podem nos enganar, levando a escolhas irracionais e, muitas vezes, prejudiciais para nossas carteiras de investimentos. Estes são os vieses comportamentais, padrões de pensamento que distorce nossa percepção de realidade e podem custar caro se não forem reconhecidos e …

    Continue lendo
  • 25

    Segunda

    Mar

    25/03/2024 às 11:09

    Investimentos

    Guia do Imposto de Renda 2024

    Compartilhe

    CompartilheO prazo para entrega da sua Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente a 2023 já iniciou! Para facilitar o preenchimento de sua declaração, preparamos em conjunto com o escritório BVZ | Bastos Bari Vilela Zugman Advogados, um guia contendo todos os detalhes necessários e informações práticas sobre a declaração deste ano. …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 15:53

    Investimentos

    LCI ou Tesouro Direto: Qual é a melhor escolha para investir?

    Compartilhe

    CompartilheInvestir dinheiro pode ser uma decisão desafiadora, especialmente quando há diversas opções disponíveis no mercado.  Duas escolhas comuns para investidores que buscam segurança e retorno são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e o Tesouro Direto. No texto, vamos falar dessas opções, entender suas características e te ajudar a tomar uma decisão informada sobre qual …

    Continue lendo

Fechar

Loading...