Estratégias para investir na Bolsa de Valores - Monte Bravo

Estratégias para investir na Bolsa de Valores

20/06/2020 às 15:52

20

Sabado

Jun

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Investir na Bolsa de Valores pode intimidar muitas pessoas mas, com algumas informações em mãos, é possível começar a conhecer e, principalmente, transitar por esse universo.

Muito além dos produtos de renda fixa, há estratégias de investimento vencedoras para quem deseja operar na Bolsa de Valores.

Porém, uma coisa é certa: a atenção aos movimentos do mercado, principalmente quando o cenário econômico apresenta instabilidade, deve ser constante e, por vezes, redobrada.

Afinal, quando se fala em Bolsa de Valores, as estratégias devem ser sempre muito bem planejadas. Trata-se de um mercado de renda variável, que apresenta mais riscos mas que pode, também, trazer melhores rendimentos.

Mercado de ações: 5 estratégias para ter mais sucesso

Para quem deseja começar a operar na Bolsa de Valores, é preciso saber logo de início que os custos que envolvem a compra de ações variam muito.

Outra informação importante para contabilizar: informe-se sempre sobre as taxas que são aplicadas no investimento que você está de olho.

A boa notícia é que atuar nesse mercado é mais simples do que você pode imaginar. Ainda é uma oportunidade que abre espaço para todo tipo de investidor, pois não há valor mínimo para quem quer começar a investir na Bolsa de Valores – há opções para todos!

Para facilitar o seu acesso às informações sobre as principais questões que devem nortear, e servir como base, para investir com mais sucesso na Bolsa de Valores, confira 5 estratégias selecionadas pela Monte Bravo para você.

1. Acompanhe a análise técnica da Bolsa de Valores

Mesmo não sendo um especialista, é possível entender as ferramentas gráficas que medem a variação de preço e de volume dos ativos que são negociados na Bolsa de Valores 

Mediante a análise técnica, que é feita sobre o conteúdo apresentado por tais ferramentas, o investidor visualiza informações essenciais para a tomada de decisão. Como exemplo estão as tendências de curto, médio e longo prazo nos valores dos ativos, além da contribuição que essa avaliação dá às projeções dos mais adequados momentos para a compra e venda de ações.

Em virtude dessas características, a análise técnica é ainda mais indicada para as negociações de curto prazo na Bolsa de Valores.

2. Esteja atento às tendências dos ativos que despertam mais interesse

Com a ajuda da análise técnica, o investidor consegue encontrar a tendência de certos ativos para, assim, permanecer com eles. 

É dessa forma que é possível conhecer o movimento de curto prazo do papel, acompanhando sua performance no momento. Mas, principalmente, é preciso conhecer sua tendência de movimento em médio e longo prazo, fator que influencia muito a variação do ativo.

Portanto, o ideal é usar as tendências de longo e médio prazo para, de fato, saber identificar se determinada ação está subindo ou caindo. Essa é uma informação essencial para saber se é o caso de comprar ou vender suas posições.

Mas você pode estar se perguntando se não é preciso conhecer também as tendências de curto prazo. Sim, é importante conferir essas tendências também, pois elas são usadas para especificar os Ponto de Máxima ou Mínima da posição.

3. Conte com o Indicador MACD para captar sinais de alerta

Uma das regras para ter mais chances de acerto na hora de investir na Bolsa de Valores é acompanhar também os sinais de alerta da análise técnica. Assim, é possível entender quando estão próximos os momentos para comprar ou vender os ativos.

É isso que o Indicador MACD faz: analisa os movimentos das linhas de médias móveis de um ativo. Parece técnico demais? Mas é simples.  

Esse indicador dispara um sinal de compra, alertando que é hora de adquirir determinado papel caso ocorra determinado movimento. Mas quando acontece movimento oposto, o sinal é de venda, ou seja, é o momento para liquidar o ativo.

4. Conheça e conte com a análise fundamentalista

Além da análise técnica, que é uma importante estratégia para investir na Bolsa de Valores, há outra opção muito usada: a análise fundamentalista.

Essa opção atua da seguinte forma: ela busca entender quais são os fundamentos que dão sustentação a um determinado papel. 

Por exemplo, imagine uma empresa que registra um ótimo balanço comercial por anos e ainda por cima lança um produto inovador.

A análise fundamentalista encontrará, com base no caso citado, dois fundamentos positivos em relação ao ativo: o balanço comercial com bom resultado, além de estável, e uma nova perspectiva de ganho com o produto lançado no mercado, com alto potencial de consumo.

Mas a análise fundamentalista também considera outros aspectos como a economia do país, taxas de juros, o desempenho de determinado setor etc.

5. Diversifique os setores escolhidos para investir

Ao utilizar a análise fundamentalista, conclui-se que uma das melhores estratégias para investir na Bolsa de Valores é dividindo o portfólio de ações em diferentes setores do mercado.

É fácil entender essa lógica. Quando determinado segmento do mercado não tem bom desempenho, outro setor, com bom desempenho, compensa a perda.

Mas é preciso estar sempre atento às empresas que apresentam longo histórico de boa gestão em todos os segmentos. Assim, é possível investir nos líderes de mercado a longo prazo, tendo como foco os segmentos que estão em expansão ou que tenham futuro promissor.

Mix das análises

Após conhecer as 5 dicas para investir com mais conhecimento na Bolsa de Valores, fica mais fácil concluir que é indicado misturar as duas principais estratégias para ter mais sucesso nos negócios: a análise técnica e a fundamentalista.

Mesmo que tenha mais facilidade e sinta muita tranquilidade ao dar mais atenção a uma delas, tente contar com um pouco de cada opção. Isso porque ambas abordam aspectos distintos e importantes.

É dessa forma, mantendo-se sempre informado e atento às dicas dos especialistas do mercado, que as chances de obter resultados melhores na renda variável podem ser ampliadas. 

Bons investimentos!

*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 17:00

    Investimentos

    A Carta Mensal de abril já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNossos especialistas analisam as perspectivas de cortes do Fed e estimam uma onda positiva nos investimentos para o segundo semestre. Confira os principais temas abordados:

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 10:08

    Investimentos

    Diversificação de Investimentos Imobiliários: Estratégias para 2024

    Compartilhe

    CompartilheSe há algo que a história dos investimentos nos ensinou, é que a diversificação é a chave para alcançar uma carteira mais robusta e resiliente. No cenário atual do mercado imobiliário brasileiro, marcado pela ebulição e oferecendo diversas oportunidades, ela se torna ainda mais crucial para os investidores atingirem seus objetivos financeiros. O panorama econômico, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...