12/08/2021 às 10:00

12

Quinta

Ago

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Apenas três anos separam as Olimpíadas do Japão dos jogos em Paris, na França, em 2024. E os atletas já estão de olho na competição. Em 2021, o Brasil terminou com 21 medalhas, ou seja, 21 atuações reconhecidas mundialmente. E a expectativa é superar o feito deste ano. Para isso, é preciso preparação. 

Se pudermos fazer uma análise do que um atleta e um investidor têm em comum, poderíamos trazer algumas características como: foco, persistência, resiliência e disciplina, por exemplo. Por isso, listamos alguns aprendizados que os atletas olímpicos deixam para você, investidor (a).

Entenda que atleta você é

Cada esportista tem características específicas para a modalidade que escolhe. É preciso ser um bom corredor para fazer a maratona, por exemplo. E, no mundo dos investimentos, é semelhante. Você precisa definir que tipo de investidor é e quais são suas pretensões. Você é mais conservador (a), moderado (a) ou arrojado (a), que não tem medo de arriscar?

Defina a modalidade

Assim como existem muitos esportes, há uma série de tipos de investimentos, agrupados em dois grandes conjuntos de renda física e renda variável. E é possível conciliar as duas modalidades, sempre com o entendimento de que a diversificação da carteira é que vai garantir algum nível de liquidez no curto, médio e longo prazos. A persistência e a resiliência são muito importantes para que você enfrente as mudanças de estratégias ao longo do caminho. 

Escolha um treinador

A contratação de uma assessoria especializada é fundamental para o êxito de seu projeto.

É a expertise desse profissional que vai garantir a melhor definição de investimento. Sem o amparo de uma assessoria competente, o investimento se torna uma prática intuitiva e sem critérios, fadada a erros e instabilidades. Na comparação com o esporte, é como começar uma atividade física sem uma orientação profissional.

Desafie suas limitações

Se tem uma coisa que os Jogos Olímpicos deixaram como legado, é a vontade humana de superar as próprias barreiras para alcançar objetivos cada vez mais altos. Não por menos, o lema da competição é “mais rápido, mais alto, mais forte” – que, neste ano, ainda ganhou a palavra “juntos”, para consagrar a união entre os atletas. Nos investimentos também é assim. É preciso renovar as metas para superá-las.

Tenha disciplina e interesse

Depois de aderir a um projeto de vida com essa finalidade, você vai se interessar cada vez mais por notícias sobre seus títulos e sobre a economia como um todo. Isso requer muita curiosidade, mas também disciplina para manter-se inteirado (a) sobre tudo o que acontece.

Nessa hora, a assessoria que você escolheu tem um papel fundamental. Converse com seu assessor ou sua assessora.

Desfrute de todas as conquistas, mas aproveite a jornada

Atletas de ponta apreciam o sucesso. Por estarem num ambiente acelerado constantemente, vivem sob pressão. É importante fazer uma pausa e reconhecer suas realizações pelo percurso, além, é claro, de aproveitá-lo Jamais se esqueça de comemorar as pequenas vitórias enquanto você busca o ouro. “Vencer” nas águas, nas pistas, nas quadras e nos gramados, assim como nos negócios e na carreira, significa manter a consistência e não receber medalhas o tempo todo. Ganhar e perder fazem parte do jogo. Já progredir, nem que seja 1%, é vital para o sucesso. 

*Este artigo contou com a participação e insights de Diego Santyago Dias, Gestor em Controladoria e Finanças da Unimed de Divinópolis, cliente Monte Bravo, e Alex Horta, Assessor de Investimentos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 08

    Quarta

    Jun

    08/06/2022 às 15:59

    Investimentos

    Pessoas físicas dominaram os investimentos em Fiagros

    Compartilhe

    CompartilheOs Fiagros caíram no gosto dos investidores, especialmente, pessoas físicas. Um estudo da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mostra que este perfil corresponde a 98% do volume investido na classe, que passou a marca dos R$2 bilhões.  Além disso, o levantamento ainda revela que desde a sua criação, em 2021, o número de investidores […]

    Continue lendo
  • 25

    Quarta

    Mai

    Como funcionam os ciclos econômicos no Brasil e como impactam investimentos? Entenda.

    25/05/2022 às 10:04

    Economia

    Como funcionam os ciclos econômicos?

    Compartilhe

    CompartilheOs ciclos econômicos são um dos assuntos mais importantes para o investidor. Isto porque eles são responsáveis por boa parte do direcionamento de fluxo de capitais, seja no Brasil ou em qualquer outro país. De forma resumida, compreender como funcionam os ciclos econômicos ajuda a entender para onde vai o dinheiro e como você pode […]

    Continue lendo
  • 30

    Quarta

    Mar

    Collar é estratégia de proteção (Crédito: Unsplash/Joshua Mayo)

    30/03/2022 às 16:14

    Investimentos

    O que é um Collar e para que serve?

    Compartilhe

    CompartilheO Collar é uma estratégia de defesa para o(a) investidor(a) que já possui ou deseja comprar um ativo como proteção. Nessa estrutura, quem investe consegue garantir que a posição seja mantida em caso de queda do mercado ao mesmo tempo em que possibilita as chances de ganhos, se houver valorização e aumento de preços. No […]

    Continue lendo
Invista com a gente

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

Fechar

Loading...

Fechar

1