Como o espírito olímpico pode motivar seus investimentos

Como o espírito olímpico pode motivar seus investimentos

12/08/2021 às 10:00

12

Quinta

Ago

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Apenas três anos separam as Olimpíadas do Japão dos jogos em Paris, na França, em 2024. E os atletas já estão de olho na competição. Em 2021, o Brasil terminou com 21 medalhas, ou seja, 21 atuações reconhecidas mundialmente. E a expectativa é superar o feito deste ano. Para isso, é preciso preparação. 

Se pudermos fazer uma análise do que um atleta e um investidor têm em comum, poderíamos trazer algumas características como: foco, persistência, resiliência e disciplina, por exemplo. Por isso, listamos alguns aprendizados que os atletas olímpicos deixam para você, investidor (a).

Entenda que atleta você é

Cada esportista tem características específicas para a modalidade que escolhe. É preciso ser um bom corredor para fazer a maratona, por exemplo. E, no mundo dos investimentos, é semelhante. Você precisa definir que tipo de investidor é e quais são suas pretensões. Você é mais conservador (a), moderado (a) ou arrojado (a), que não tem medo de arriscar?

Defina a modalidade

Assim como existem muitos esportes, há uma série de tipos de investimentos, agrupados em dois grandes conjuntos de renda física e renda variável. E é possível conciliar as duas modalidades, sempre com o entendimento de que a diversificação da carteira é que vai garantir algum nível de liquidez no curto, médio e longo prazos. A persistência e a resiliência são muito importantes para que você enfrente as mudanças de estratégias ao longo do caminho. 

Escolha um treinador

A contratação de uma assessoria especializada é fundamental para o êxito de seu projeto.

É a expertise desse profissional que vai garantir a melhor definição de investimento. Sem o amparo de uma assessoria competente, o investimento se torna uma prática intuitiva e sem critérios, fadada a erros e instabilidades. Na comparação com o esporte, é como começar uma atividade física sem uma orientação profissional.

Desafie suas limitações

Se tem uma coisa que os Jogos Olímpicos deixaram como legado, é a vontade humana de superar as próprias barreiras para alcançar objetivos cada vez mais altos. Não por menos, o lema da competição é “mais rápido, mais alto, mais forte” – que, neste ano, ainda ganhou a palavra “juntos”, para consagrar a união entre os atletas. Nos investimentos também é assim. É preciso renovar as metas para superá-las.

Tenha disciplina e interesse

Depois de aderir a um projeto de vida com essa finalidade, você vai se interessar cada vez mais por notícias sobre seus títulos e sobre a economia como um todo. Isso requer muita curiosidade, mas também disciplina para manter-se inteirado (a) sobre tudo o que acontece.

Nessa hora, a assessoria que você escolheu tem um papel fundamental. Converse com seu assessor ou sua assessora.

Desfrute de todas as conquistas, mas aproveite a jornada

Atletas de ponta apreciam o sucesso. Por estarem num ambiente acelerado constantemente, vivem sob pressão. É importante fazer uma pausa e reconhecer suas realizações pelo percurso, além, é claro, de aproveitá-lo Jamais se esqueça de comemorar as pequenas vitórias enquanto você busca o ouro. “Vencer” nas águas, nas pistas, nas quadras e nos gramados, assim como nos negócios e na carreira, significa manter a consistência e não receber medalhas o tempo todo. Ganhar e perder fazem parte do jogo. Já progredir, nem que seja 1%, é vital para o sucesso. 

*Este artigo contou com a participação e insights de Diego Santyago Dias, Gestor em Controladoria e Finanças da Unimed de Divinópolis, cliente Monte Bravo, e Alex Horta, Assessor de Investimentos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 23

    Terça

    Abr

    23/04/2024 às 17:33

    Investimentos

    Principais Tópicos do Encontro de Primavera do FMI

    Compartilhe

    CompartilheO Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WBG) promovem duas reuniões conjuntas por ano. O encontro da primavera do Hemisfério Norte sempre é em Washington, D.C., enquanto as reuniões do outono, Reuniões Anuais do FMI e WBG, são itinerantes com dois anos consecutivos em Washington, D.C. e em outro país no terceiro ano. …

    Continue lendo
  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 17:00

    Investimentos

    A Carta Mensal de abril já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNossos especialistas analisam as perspectivas de cortes do Fed e estimam uma onda positiva nos investimentos para o segundo semestre. Confira os principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...