De olho na governança: funcionários felizes interferem em bom desempenho na bolsa

De olho na governança: funcionários felizes interferem em bom desempenho na bolsa

29/07/2021 às 17:04

29

Quinta

Jul

2 minutos de leitura
Compartilhar

Enquanto muita gente reduz o conceito dos fundos ESG à questão da sustentabilidade, algo de novo vem mudando o cenário da letra G, de governança. Estudos de rotinas corporativas sinalizam que a satisfação dos colaboradores pode afetar positivamente o desempenho das companhias na bolsa. O contrário também é verdadeiro: funcionários insatisfeitos podem adiar o protagonismo da empresa no mercado financeiro.

Uma pesquisa da MarketPsych, consultoria de Singapura, revelou que empresas conhecidas pelas boas práticas de governança trabalhista se destacam entre as que mais conquistam bons indicadores na bolsa e têm menor oscilação no curto prazo. Já grupos que ainda mantêm estruturas precárias de trabalho, como algumas cadeias de fast food, são as que apresentam menor constância de rentabilidade ao longo do tempo.

A empresa cruzou balanços financeiros, informes para o mercado, comunicados internos e dados publicados em mídias sociais para chegar à conclusão de que a felicidade do time é diretamente proporcional ao desempenho das marcas no mercado.

A lógica é a seguinte: quando o trabalhador é valorizado, tem os direitos respeitados e trabalha em um ambiente agradável, ele costuma “vestir a camisa” da empresa de maneira orgânica, sem artificialismos.

Além disso, as políticas modernas de recursos humanos dão pontos para as companhias que criam essas condições positivas – respeito à diversidade, gestão salarial justa, planos de carreira, incentivo à capacitação e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco.

No Brasil, a maior resistência ainda está em grupos familiares. Questões culturais que “blindam” as organizações gerenciadas “de pai para filho” impedem avanços expressivos nas relações de trabalho, nas políticas de compliance e nas relações com a concorrência. Entre essas práticas anacrônicas, podemos destacar o receio em compartilhar dados não-estratégicos com os colaboradores. 

Mas esse entendimento vem mudando aos poucos. A ampliação dos canais digitais de comunicação expôs questões que antes eram restritas aos corredores da empresa. O funcionário infeliz transparece isso para além das relações pessoais. Já o colaborador satisfeito também manifesta esse contentamento. Se antes a felicidade estava restrita ao círculo familiar e de amizade, agora o mercado também está de olho nisso. Bom para a empresa, bom para os investidores.

Artigos Relacionados

  • 07

    Segunda

    Out

    07/10/2024 às 14:17

    Investimentos

    Carteira FIIs Monte Bravo — Outubro/2024

    O time de nossa Área de Análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise com o objetivo de fornecer para nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e …

    Continue lendo
  • 03

    Quinta

    Out

    03/10/2024 às 14:45

    Investimentos

    Renda fixa isenta de IR oferece retorno superior, e benefício é maior no longo prazo; entenda

    Conheça as vantagens da renda fixa isenta de IR O ajuste recente da Selic para 10,75% ao ano tende a aumentar ainda mais a atratividade de investimentos ligados a taxas de juros, especialmente a da renda fixa isenta de IR. Os títulos dessa categoria se destacam por oferecerem retorno superior ao da renda fixa tradicional. Isso ocorre …

    Continue lendo
  • 03

    Quinta

    Out

    03/10/2024 às 10:44

    Investimentos

    Tabela Periódica Monte Bravo | Outubro/2024

    Confira os retornos dos principais ativos e benchmarks de investimento em setembro A Tabela Periódica Monte Bravo é um material exclusivo e elaborado pela nossa área de Análise. Com ela, investidores conseguem ter uma visão ampliada sobre o rendimento de ativos e benchmarks domésticos e internacionais selecionados em prazos mais longos. O mercado costuma focar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...