Estratégias para investir em fundos de ações e ETFs

Estratégias para investir em fundos de ações e ETFs

23/12/2020 às 11:16

23

Quarta

Dez

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Olá, investidores. Hoje preparei um artigo para explicar a vocês algumas das estratégias que podemos utilizar para investir em ações.

É importante saber que dependendo do perfil de investidor de cada um, algumas pessoas podem começar a investir em ações primeiro que outras. Nestes cenários, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas individualmente ou até combinadas. Lembrando: não existem regras pré-estabelecidas!

Vamos começar falando sobre Fundos de Ações e ETFs. Confira abaixo algumas das estratégias que preparei para vocês:

1. Fundos de investimentos em ações

Uma destas estratégias é a de investir em ações por meio de Fundos de Investimento em Ações. Investir neles significa que você está comprando uma cota, uma parte do Fundo. 

No caso, como estamos falando de um Fundo de Investimento, todo o dinheiro captado nele vai ser investido nas ações que o gestor e a sua equipe de analistas considerarem de acordo com as estratégias que eles vão seguir.

E você nessa história? O investidor recebe parte do rendimento dos ativos que compõem esse Fundo.

Existem fatos interessantes: os gestores fazem o trabalho que você faria, e é uma alternativa para quem pensa em iniciar em ações e ainda não entende muito bem, ou para quem já investe mesmo e ainda assim prefere delegar para um profissional altamente qualificado e que dedica todo o seu tempo pra isso. 

2. ETFs

Uma segunda alternativa para pessoas que pensam em iniciar em ações são os ETFs, que é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, que são Fundos de índices comercializados como ações, na Bolsa de Valores. 

Eles também são Fundos de Investimentos, mas com o objetivo de replicar algum índice, como o Ibovespa por exemplo, representado pelo ETF BOVA11.

Como funciona isso na prática? O ETF BOVA11, vai comprar as ações que compõem o Índice Bovespa na mesma proporção, já que é esse índice que ele busca espelhar a composição da carteira.

Nesse caso, se o Ibovespa subir 10% em um mês, o ETF do Ibovespa vai ter um desempenho muito parecido, já descontando a taxa de administração. Caso o índice se desvalorize, o mesmo vai acontecer com a cota do ETF. 

A vantagem dos ETFs é justamente uma maior diversificação, porque, principalmente, os pequenos investidores, ao comprarem uma cota, na verdade, estão adquirindo uma coleção de ações ou de títulos em uma única operação.

Sim, também existem ETFs de renda fixa que são negociados na Bolsa de Valores.

3. Stock Picking

Outra estratégia seria a chamada Stock Picking. Ela é muito utilizada pelos gestores dos fundos de ações. 

Basicamente, essa é a escolha de uma ou mais ações de forma pontual tendo como base uma análise prévia. Essa estratégia propõe a compra de ações com chances de grandes valorizações e baixo risco. 

A estratégia é baseada em investir em ações pela sua qualidade e preço. Há três critérios que determinam a qualidade de uma empresa para investimento:

  • Margens de lucro altas
  • Retorno significativo sobre o valor de patrimônio da empresa
  • Taxas de endividamento baixas

Essa escolha pode não necessariamente passar por uma análise de indicadores financeiros. 

Vamos exemplificar: você acredita que uma empresa que tem suas ações negociadas na Bolsa, tem grande potencial de valorização no longo prazo ou deve se manter muito rentável, ou por exemplo, uma empresa que tem grande probabilidade de fechar um acordo com outra, e você investidor acredita que esse fato possa valorizar as ações da mesma. 

Então, por um fato pontual baseado em uma análise prévia, você escolhe essa empresa e acredita que ela tenha um grande potencial de valorização no longo prazo. 

No próximo artigo, trarei outras estratégias que podem ser usadas para investir em ações. Fique atento aos nossos posts!

Lembre-se: 

A Monte Bravo tem o melhor time de especialistas em renda variável para transformá-lo em um investidor no mercado de ações ou dar mais musculatura aos seus investimentos, capacitando-o para o mundo dos traders.

Em cima do lance, a equipe vai posicioná-lo sobre os papéis mais propensos para o trade diário, os menos sujeitos às oscilações do swing trade e os mais voltados para os rendimentos a longo prazo.

Tudo isso com uma linguagem clara e franca, como esse post. Gostou? Então curta nossas publicações nas redes sociais e acompanhe outras dicas sobre o mundo dos investimentos.

Artigos Relacionados

  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 17:00

    Investimentos

    A Carta Mensal de abril já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNossos especialistas analisam as perspectivas de cortes do Fed e estimam uma onda positiva nos investimentos para o segundo semestre. Confira os principais temas abordados:

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 10:08

    Investimentos

    Diversificação de Investimentos Imobiliários: Estratégias para 2024

    Compartilhe

    CompartilheSe há algo que a história dos investimentos nos ensinou, é que a diversificação é a chave para alcançar uma carteira mais robusta e resiliente. No cenário atual do mercado imobiliário brasileiro, marcado pela ebulição e oferecendo diversas oportunidades, ela se torna ainda mais crucial para os investidores atingirem seus objetivos financeiros. O panorama econômico, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...