Como escolher os melhores Fundos de Investimento - Monte Bravo

Como escolher os melhores Fundos de Investimento

28/05/2020 às 16:41

28

Quinta

Mai

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Para investir com segurança e colher bons frutos, é necessário conhecer bem os melhores Fundos de Investimento. Para isso, é importante levar em consideração o cenário econômico atual e panoramas futuros. 

Ter uma boa assessoria financeira pode ser fundamental para diversificar os Fundos de Investimentos e minimizar os riscos, especialmente em um mercado de águas turbulentas, como o que tem sido visto nos últimos dias. 

Nós, da Monte Bravo, podemos ajudar você a navegar nessas águas turbulentas e ajudar a obter bons resultados.

O que são Fundos de Investimento?

Antes de falarmos sobre os melhores Fundos de Investimento, é importante entender brevemente o que são eles. 

Fundos de Investimento são aplicações financeiras que reúnem vários cotistas (investidores), o que permite investir em uma cesta com ativos variados. Eles podem englobar diversos títulos como públicos, de renda fixa, além de ações, entre muitos outros. 

O dinheiro aplicado em Fundo de Investimento é convertido em cotas. Cada cotista possui cotas proporcionais ao valor dos seus investimentos. A partir do desempenho das cotas, cada um recebe o valor proporcional da rentabilidade. Este valor é atualizado diariamente. 

Quais são as vantagens dos Fundos de Investimento?

Os Fundos de Investimentos possuem diversas vantagens, em relação a investir 

individualmente. Entre elas está a possibilidade de diversificação, contar com gestores especializados, divisão de custos de corretagem, entre outras. 

Quais os melhores Fundos de Investimento?

Em meio a uma crise financeira, com quedas expressivas nos fundos de investimento, as incertezas tomam conta do investidor. Como será o panorama daqui para frente? Será possível recuperar as perdas? Devo resgatar, investir ou aguardar? Quais os melhores Fundos de Investimento que devo escolher?

Essas questões vêm sendo discutidas entre os profissionais de gestão de fundos de maneira intensa. É preciso trazer embasamento e auxiliar na tomada de decisões do investidor de acordo com o perfil de cada um.

A crise trazida pelo Coronavírus inesperadamente atingiu vários continentes, obrigando as diversas economias a desacelerarem (com o lockdown). Isso fez com que os panoramas traçados pelos gestores de investimento no início do ano mudassem radicalmente. 

Embora o cenário seja nebuloso, no qual gestores apontam uma variação negativa no PIB 2020, uma recessão comparada à um cenário pós-guerra, pode haver um lado positivo. 

Bancos centrais no mundo todo estão implementando estímulos monetários e governos estão atuando com estímulos fiscais, que devem ajudar a conter riscos mais sérios na economia.

Tendo em vista todo este cenário atual, destacamos alguns dos melhores Fundos de Investimento:

Fundos Multimercados

Diante do cenário econômico incerto, os gestores de fundos de investimento Multi estão tomando uma postura cautelosa. No início do ano, o cenário previsto pelos gestores de fundos multimercados de estratégia Macro eram muito mais otimistas, baseados especialmente nos índices Bovespa. 

Porém, a chegada do Coronavírus e o aumento da aversão a risco, grande parte dos fundos apresentaram resultados negativos. Para minimizar os impactos, os gestores de fundo adotaram a estratégia cautelosa, reduzindo as projeções otimistas, ou adicionando proteção para os portfólios, com compra de dólar ou venda de índices globais de ações. 

Embora tenham se saído piores do que o cenário apontado pelos gestores no início do ano, fundos quantitativos fecharam o mês no terreno positivo. Em amostra de 9 estratégias, fecharam o mês com retorno médio de 0,13%. Os fundos long short apresentaram retorno médio negativo, em amostra de 40 estratégias gestoras diferentes, com retorno médio de -0,74.

Fundos Internacionais

Novamente, o cenário de propagação da epidemia do Coronavírus influenciou as bolsas globais, provocando fortes quedas. 

Os fundos de ações foram impactados negativamente, com quedas nas ações americanas (S&P 500) de -8,4% e o índice de ações europeias (Euro Stoxx) de -8,6%, no acumulado de 12 meses. Ainda assim, os fundos apresentam bons retornos, devido ao forte desempenho em 2019.

Mesmo com o cenário global conturbado, os fundos locais que investem no exterior, destinados a investidores não exclusivos, apresentou captação positiva e aumento de cotistas em fevereiro. Houve um aumento de quase 3.000 cotistas entre os fundos.

Fundos de Ações

O Coronavírus dominou os mercados em fevereiro. Sua disseminação pelo mundo fez com que as bolsas tivessem queda de 10%, colocando em risco as expectativas de crescimento.

O Ibovespa, no Brasil, caiu 8,4%. As principais quedas foram de empresas de setores ligados ao crescimento global, como as de commodities, embora todos os setores tenham sido afetados. Esta foi a pior queda mensal desde maio de 2018, durante a greve dos caminhoneiros, quando a queda chegou a quase 11%.

As quedas de fevereiro deixaram os gestores cautelosos, mas eles começam a ver boas oportunidades. No cenário externo, além do Coronavírus, há também as eleições presidenciais nos EUA, que impactam nos riscos dos papéis. Isso fez com que a maior parte dos gestores está carregando algum tipo de proteção na carteira. 

Mesmo com o futuro econômico ainda incerto, os gestores de fundos acreditam que o impacto do Coronavírus no valor das empresas será pequeno. Isso tornará a queda atual uma oportunidade de aumento de posições.

Fundos de Crédito

A expectativa com relação aos fundos de crédito é de bons retornos para 2020, mas com volatilidade. No mês de fevereiro, houve maior dispersão na recuperação dos ativos de crédito, após dois meses de retornos expressivos, em dezembro e janeiro.

Em fevereiro, as debêntures tiveram, em média, retorno próximo ao CDI no mês. O índice Idex-CDI da JGP quanto o IDA-DI da Anbima, que listam as debêntures mais negociadas no mercado, tiveram retorno de 0,30%, contra 0,29% do CDI.

Em suma, o nível do carrego médio dos papéis de crédito privado presentes nas carteiras dos fundos está bastante atrativo (acima de CDI + 1,2% segundo o Idex-CDI da JGP). Isso deve levar os fundos da classe a bons retornos no médio prazo, porém com oscilações maiores.

Agora que você conhece mais sobre como escolher os melhores Fundos de Investimentos, está pronto para investir. Se ainda tiver alguma dúvida, nossos assessores da Monte Bravo estão prontos para ajudar a descobrir qual é o mais adequado para o seu perfil.

Artigos Relacionados

  • 27

    Quarta

    Mar

    27/03/2024 às 10:59

    Investimentos

    Desvendando os Vieses Comportamentais nos Investimentos Financeiros

    Compartilhe

    CompartilheO nosso comportamento influencia mais do que gostaríamos de admitir nas nossas decisões financeiras. Nossas mentes podem nos enganar, levando a escolhas irracionais e, muitas vezes, prejudiciais para nossas carteiras de investimentos. Estes são os vieses comportamentais, padrões de pensamento que distorce nossa percepção de realidade e podem custar caro se não forem reconhecidos e …

    Continue lendo
  • 25

    Segunda

    Mar

    25/03/2024 às 11:09

    Investimentos

    Guia do Imposto de Renda 2024

    Compartilhe

    CompartilheO prazo para entrega da sua Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente a 2023 já iniciou! Para facilitar o preenchimento de sua declaração, preparamos em conjunto com o escritório BVZ | Bastos Bari Vilela Zugman Advogados, um guia contendo todos os detalhes necessários e informações práticas sobre a declaração deste ano. …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 15:53

    Investimentos

    LCI ou Tesouro Direto: Qual é a melhor escolha para investir?

    Compartilhe

    CompartilheInvestir dinheiro pode ser uma decisão desafiadora, especialmente quando há diversas opções disponíveis no mercado.  Duas escolhas comuns para investidores que buscam segurança e retorno são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e o Tesouro Direto. No texto, vamos falar dessas opções, entender suas características e te ajudar a tomar uma decisão informada sobre qual …

    Continue lendo

Fechar

Loading...