Investimentos
21/02/2020 • 8 mins de leitura
Renda Fixa: entenda como funciona esse tipo de investimento
Resumo do artigo A renda fixa engloba diferentes tipos de…
Resumo do artigo
Quem investe em ações faz isso em busca de bons dividendos, ou ações mais rentáveis, que tenham uma boa performance e mais liquidez (ou seja, capacidade de converter as ações em dinheiro com maior rapidez).
Portanto, estar atento aos movimentos de mercado e ter uma boa assessoria são fundamentais para saber em quais ações investir. Nós, da Monte Bravo, ajudamos você a desvendar esse mercado e colher bons frutos com as ações mais valorizadas.
Confira abaixo algumas dicas de como investir em ações mais rentáveis.
Comprar ações significa acreditar naquela empresa, apostar que tal negócio é promissor e irá crescer. Em momentos de crise é necessário, ainda, levar em consideração o cenário econômico. Assim é possível fazer projeções econômicas e avaliar quais são as empresas que poderão ter estabilidade ou menos volatilidade nas ações (aquelas que apresentam menor variação de valor e em tempo maior).
Para escolher ações mais valorizadas, um aspecto importante a se observar na aquisição é o valuation da empresa. Isso nada mais é que o valor que ela oferece. Analisar o valuation é verificar se o preço que a empresa está cobrando por seus papéis é realmente vantajoso.
Portanto, o foco dos investidores deve ser a procura de bons empreendimentos que sejam negociados a preços justos. Algumas vezes, apostar em ações uma empresa que está em pleno crescimento pode ser um bom negócio.
Mensalmente, as carteiras das empresas de investimento são atualizadas com as 10 melhores ações para se investir. São aquelas ações mais valorizadas que tiveram performance acima do Ibovespa a médio prazo.
Neste sentido, a XP Investimentos tem uma carteira chamada de TOP 10 Ações XP. Esta é uma carteira mensal. Ou seja, ela conta com expectativa de rentabilidade superior ao IBrX (Índice Brasil, o indicador de desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro) em um horizonte de tempo de 30 dias.
Para se ter um exemplo, em março deste ano (2020), por conta do cenário macroeconômico instável com a disseminação do novo-coronavírus em vários continentes, a XP adequou as suas ações da seguinte forma:
Para proteger o portfólio foram adicionadas ações de empresas menos expostas à atividade econômica:
Dentro das ações mais valorizadas, além de ações que tenham um bom valuation, há também as que oferecem um bom dividendo. Ou seja, que dão um retorno maior que um CDI (Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento).
O investimento em dividendos é uma excelente alternativa para quem busca um fluxo de renda recorrente, com menor volatilidade. Além disso, oferece um crescimento.
Nessa carteira de dividendos, apresentam-se papéis que trazem:
Para se ter uma ideia de uma composição de carteira de dividendos no mês de março, no cenário já exposto de coronavírus, foram adicionadas:
Small caps, como o próprio nome sugere, são ativos de empresas com baixa capitalização. Essas ações tendem a ser mais voláteis e imprevisíveis. São ativos também conhecidos como de segunda ou terceira linha, que tem menor valor de mercado.
As small caps são as que têm valor de mercado menor que as blue chips (grandes empresas da Bolsa). Isso quer dizer que, mesmo empresas líderes no seu setor podem ser consideradas small caps se tiverem um baixo valor de mercado.
Elas apresentam menor liquidez, ou seja, menor capacidade e rapidez de converter o papel em dinheiro, e menor volume de negócios e movimentação por dia.
O investimento em small caps tem um perfil mais arrojado, ou seja, oferece mais riscos, mas também tem potencial de rendimento maior. Elas têm um alto potencial de valorização, mas também podem não ir a lugar algum. Essa é uma forma de investimento mais arriscada.
Por outro lado:
Dica: para investir em ativos de risco, antes faça uma boa reserva emergencial.
As blue chips, large caps ou big caps são ações que se referem às grandes empresas de capital aberto da Bolsa de Valores.
Em suma, a maior vantagem desses papéis é a estabilidade. Elas são ótimas para ativos defensivos em carteira de renda variável.
Porém, toda compra e venda de ações sempre envolve riscos. Independentemente do tamanho da empresa escolhida, a compra de ações é sempre indicada para perfis mais arrojados.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre as ações mais valorizadas? Ficou em dúvida em qual ação mais tem a ver com o seu perfil? A Monte Bravo pode ajudar você a descobrir e investir seu dinheiro.