O que a inflação tem a ver com seus investimentos?

O que a inflação tem a ver com seus investimentos?

06/05/2021 às 16:15

06

Quinta

Mai

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Muita gente acredita que a inflação só é percebida nos preços praticados nos produtos adquiridos no dia a dia. No entanto, a ação inflacionária tem impacto em todas as rotinas econômicas, e isso tem tudo a ver com seus investimentos, dos mais conservadores aos mais arrojados.

A inflação é, de fato, uma pressão sobre os preços provocada por vários fatores. O aumento do consumo, por exemplo, tende a elevar também os valores dos produtos, conforme ensina a lei da oferta e da procura. A entressafra de um produto agrícola, por sua vez, incide sobre seu preço e sobre toda a cadeia de produtos que depende dele. A valorização cambial faz subir o valor dos insumos importados, provocando uma reação em todos os itens relacionados.

Até meados dos anos 1990, o Brasil convivia com índices inflacionários imprevisíveis e preocupantes. A inflação inercial era um fenômeno recorrente: apenas por supor que os preços subiriam, comerciantes e prestadores de serviço elevavam seus custos ao consumidor, criando uma margem inflacionária virtual. Com a estabilização monetária, esse fenômeno involuiu, mas pressões inflacionárias seguem frequentes.

A mais recente delas é provocada pela pandemia de coronavírus, um acontecimento imprevisível que fez refrear o consumo de determinados produtos, aumentar o de outros, desequilibrar a balança comercial, enfraquecer a moeda e pavimentar o pior efeito de uma crise econômica: o desemprego.

Para aferir a dimensão dessa elevação de preços, foram criados vários índices oficiais ou ligados a universidades, que ajudam a mapear o perfil geral do comportamento inflacionário no Brasil.

Os mais comuns são:

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é medido pelo IBGE ao comparar o valor necessário para comprar uma lista de bens de consumo com o preço em períodos anteriores. É medido mês a mês.

IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a inflação oficial do país e leva em conta um público consumidor maior. O IPCA acumulado em março de 2021 era da ordem de 6,1%.

IGP-M

O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é composto pelos preços de outros três índices: atacado (IPA-M), ao consumidor (IPC-M), e de construção (INCC). A construção civil foi um dos poucos setores aquecidos em 2020 e, com a fuga de matéria prima, teve inflação bem acima da média, levando o IGP-M a mais de 30% no acumulado do ano. 

Vale lembrar que o IGP-M é utilizado para rever os contratos de aluguel – e daqui a pouco voltaremos a ele. Ao contrário do que muita gente supõe, a inflação não é um elemento necessariamente maléfico.

Economistas concordam que um patamar mínimo de inflação significa que a economia e o consumo estão aquecidos – e que os salários poderão ser reajustados em uma média razoável para acompanhar esse movimento.

Mas a inflação descontrolada, por sua vez, diminui o poder de compra, muda o perfil de consumo, aumenta os estoques e provoca uma descontrolada reação em cadeia, inclusive nos investimentos. Os de renda fixa são os mais atingidos. A poupança, por exemplo, já tem uma rentabilidade baixa. Com a inflação em alta, quem aplica na caderneta perde dinheiro nesse intervalo de tempo.

Quem investe em imóveis pode ter uma grande dificuldade de repassar o IGP-M para seus inquilinos, porque seria um convite à inadimplência. Por isso, muitos contratos estão sendo revistos a partir de outros indicadores.

Por isso, é preciso investir em propostas que garantam o retorno real positivo, ou seja, que remuneram as perdas inflacionárias. São os casos dos investimentos atrelados à inflação. O Tesouro IPCA +, por exemplo, é um título de Tesouro Nacional que garante o ajuste ao IPCA do período contratado. Os títulos em CDB, LCI e LCA, além do risco baixo, também garantem a reparação inflacionária.

Já as ações de empresas podem ou não fazer a compensação. Aquelas empresas que conseguem repassar a inflação ao preço de seus serviços, como as concessionárias de serviços públicos, também repassam esse valor para seus papéis.

É preciso ainda verificar os impactos indiretos da inflação. A derrocada no consumo de determinado segmento pode desvalorizar os títulos das empresas desse segmento, provocando também depreciação em suas ações.

Para conter a inflação, o Banco Central pode ainda determinar a subida nos juros, o que também incide sobre os investimentos. A Selic, por exemplo, já se encontra em viés de alta e assim deve permanecer nos próximos meses.

Acompanhar essas mudanças no dia a dia, não é fácil. Sobretudo entre os investidores que não são profissionais da área: exercem outras atividades e investem seu patrimônio, mas não conseguem acompanhar com frequência as pequenas e grandes oscilações inflacionárias.

A Monte Bravo, empresa referência em assessoria de investimentos no mercado financeiro, conta com um time de assessores especialistas que auxiliam nas estratégias mais seguras para cada perfil, visando a perpetuação responsável e projetada de seu legado. Conheça nossa equipe aqui.

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...