CPI de agosto confirma núcleo em linha com expectativas e reforça cenário para início do ciclo de cortes pelo Fed

Avatar
Por: Monte Bravo
11/09/2025 • 2 mins de leitura

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

O núcleo da inflação ao consumidor dos EUA ficou em linha com as expectativas em agosto, com impacto moderado das tarifas sobre os bens.

O núcleo do CPI registrou alta de 0,3% na margem, ficando em linha com o consenso. Em termos anuais, o núcleo do CPI subiu 3,1%.

O repasse das tarifas para a inflação segue gradual, com vestuário e automóveis novos registrando maior pressão na margem, mas em menor intensidade do que a esperada considerando a grande exposição às tarifas desses itens.

O núcleo de bens registrou alta de 0,3% em agosto, acelerando em relação à alta de 0,2% em julho. Em termos anuais, o núcleo de bens subiu 1,5%.

A inflação de serviços desacelerou na margem, subindo 0,3% em agosto — ante 0,4% em julho. A menor pressão em serviços foi resultado da deflação de serviços médicos, que compensou a aceleração dos custos de moradia.

O super núcleo de serviços, que exclui os gastos relacionados à moradia, subiu 0,3% em agosto após alta de 0,5% em julho. O super núcleo de serviços busca acompanhar as pressões referentes ao mercado de trabalho e o seu arrefecimento na margem indica as menores pressões de salários e o desaquecimento do emprego.

Considerando os resultados do CPI e do PPI, a projeção para o núcleo do PCE indica alta de 0,25% na margem em agosto, reforçando o baixo impacto das tarifas na inflação de bens. Em termos anuais, o núcleo do PCE deverá subir de 2,9% em julho para 3,0% em agosto.

Com relação ao Fed, o dado do CPI reforça a expectativa de corte de 25 pontos base na reunião da próxima quarta-feira (17), com provável sinalização que o ciclo deverá ser contínuo caso a trajetória atual de desaceleração do mercado de trabalho se mantenha. Mantemos a expectativa de três corte de 25 p.b. até o final de 2025, com a taxa de juros básica recuando para 3,75% ao ano em dezembro.

Por:

Alexandre MathiasLuciano CostaBruno Benassi
Estrategista-chefe
da Monte Bravo Corretora
Economista-chefe
da Monte Bravo Corretora
Analista de Ativos
CNPI: 9236
Por:
Avatar

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta