Carta Mensal
21/02/2020 • 8 mins de leitura
Renda Fixa: entenda como funciona esse tipo de investimento
Investir o dinheiro que se tem guardado é uma das…
O principal índice de ações da bolsa brasileira acabou de bater um recorde: ultrapassou os 137 mil pontos durante o pregão do último dia 8 de maio.
A alta no ano já é de 14%, o que torna o Ibovespa um dos melhores investimentos de 2025 até agora.
Mas será que essa tendência vai se manter? Os sinais sugerem que sim.
Nossa equipe de Análise gravou uma live em 12/05/2025 para resumir os principais pontos da nossa Carta Mensal e explicar por que revisamos para cima a nossa projeção para o Ibovespa. Agora, esperamos que ele atinja a marca dos 150 mil pontos até o fim do ano.
Você vai entender:
Veja a live na íntegra em:
Nosso time discutiu o impacto das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump na inflação e no crescimento nos Estados Unidos e seus efeitos sobre o Brasil.
Na visão dos nossos analistas, o PIB dos EUA deve desacelerar em resposta às tarifas, com o aumento da inflação. Nossa equipe projeta dois cenários: um com tarifas negociadas (inflação a 3,6%) e outro sem negociação (inflação a 4,7%).
Mesmo com inflação mais alta e tarifas, a expectativa é de que o Banco Central dos EUA corte juros.
A bolsa brasileira poderá se beneficiar de um cenário mais amigável, ainda que os fundamentos fiscais estejam mais fracos. A previsão para o PIB brasileiro é de alta de 1,9% este ano, impulsionado por uma safra agrícola forte.
Nesse cenário, nosso time recomenda investir na bolsa brasileira e em títulos ligados à inflação (NTN-B ou Tesouro IPCA+).
No caso da bolsa, as ações no radar dos nossos analistas são as de setores como utilidades públicas, incorporadoras e shoppings.
A proteção contra a volatilidade também é importante. Nosso time enfatiza que investimentos como as NTN-Bs estão com preço vantajoso, o que permite retorno atrativo, acima da inflação, conforme a economia se estabiliza.
Outro ponto destacado pelos nossos analistas é o investimento em bolsa com alocação protegida, tema do qual já falamos em outro post aqui no blog. É possível executar essa estratégia por meio da compra de puts que permitem
A tensão fiscal no Brasil é um tema chave, com a necessidade de ajustes que podem afetar os investimentos.
O discurso em torno das eleições e a possibilidade de criação de novas políticas fiscais populares podem influenciar a trajetória do dólar no Brasil.
O importante é adaptar os investimentos a um cenário econômico incerto, fazendo uma alocação equilibrada e com foco no longo prazo.
Para isso, você pode contar com as recomendações dos nossos especialistas. Fale com seu assessor de investimentos na Monte Bravo para saber como colocar esses insights em prática na sua carteira.
Ainda não é nosso cliente? Abra sua conta e conheça o nosso ecossistema completo de soluções para você, sua família e seu negócio.