Novas regras para assessores de investimento: o que muda para a atividade - Monte Bravo

Novas regras para assessores de investimento: o que muda para a atividade

06/10/2022 às 15:18

06

Quinta

Out

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

A atividade de assessores de investimento, instituída há cerca de 10 anos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), passará por mudanças ainda este ano. De acordo com previsões do órgão regulador, as regras devem tornar a atividade mais transparente e autônoma.

Pensando nisso, ajustes foram apontados em diferentes esferas, impactando desde relacionamentos comerciais entre escritórios de assessoria e corretoras, passando pela estrutura societária, até a exposição mais aberta acerca da remuneração do assessor.

Como serão essas mudanças na prática?

Segundo a nova regulação, escritórios de assessoria não serão mais obrigados a ofertar produtos de uma única corretora, podendo operar com plataformas ou bancos distintos. Isso pode não surtir grande efeito inicialmente, pois muitas corretoras hoje possuem contratos de exclusividade em longo prazo com as assessorias.

A mudança que permitirá a integração de sócios investidores vindos de outras áreas, deve causar impactos mais imediatos. Profissionais com diferentes visões de mercado poderão somar na gestão do negócio, além de abrir espaço para entrada de novos investimentos.

Essas novas regras geram mais transparência em relação à remuneração dos assessores e deixam mais claras as condições comerciais para quem investe. Em vez de ser remunerado por rebate (repasse calculado sobre a taxa administrativa aplicada ao investimento), o qual os clientes desconhecem o valor, a nova regulação propõe que os assessores recebam comissões, com uma comunicação mais aberta ao cliente.

O presidente da Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAI), Diego Ramiro, afirma em matéria da Valor Investe que a ABAI defende essa transparência. Segundo o dirigente, para ser justa ela não pode ser considerada apenas para remuneração do assessor, mas sim em relação a todos os players da cadeia, incluindo corretora e gestora.

Assessores de investimento: impactos da nova regulação na carreira e relação com clientes

O assessor terá um bom cenário pela frente, que tende a aumentar o volume de oportunidades tanto para profissionais associados quanto para quem pretende se associar a um escritório ou quer empreender. Isso reflete em aumento da concorrência, mas também do nível de profissionalismo exigido, tornando o mercado mais equilibrado e saudável.

Por outro lado, a relação de transparência com o cliente gera mais confiança, trazendo oportunidades para novos investidores, aquecendo o setor e fomentando negócios.

O que a Monte Bravo pensa sobre as mudanças da regulação?

Conforme os setores vão se tornando mais relevantes no mercado, os desafios e oportunidades, tanto para negócios quanto para crescimento profissional, também crescem. A indústria de investimentos está em ritmo de evolução acelerado há um bom tempo.

As mudanças na regulação podem melhoraras relações entre players e pessoas. Vale reforçar que as novas regras, previstas para este trimestre, não chegam de repente. Elas são resultado de evoluções que veem ocorrendo ano a ano.


Artigos Relacionados

  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 19:50

    Outros

    Monte Bravo Analisa COPOM – 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheCopom reduz taxa Selic para 10,75%  a.a. Conforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 10,75% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:Ambiente externo segue volátil, marcado pelo debate sobre o início do corte de juros …

    Continue lendo
  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 18:11

    Outros

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém Fed Funds em 5,50%, mediana das expectativas aponta taxa de 4,75% a.a. em dezembro O FOMC manteve a taxa de Fed Funds (juros base dos EUA) em 5,50% a.a. e avalia que os riscos para o duplo mandato de pleno emprego e inflação estão evoluindo para um balanço mais equilibrado. O Comitê segue …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 16:17

    Outros

    Regulamentação da Receita Federal sobre a tributação de bens e rendimentos detidos no exterior por residentes fiscais no Brasil

    Compartilhe

    CompartilheApós meses de grande expectativa, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou, na última quarta-feira, dia 13 de março, a Instrução Normativa (“IN”) nº 2.180/2024, que trata sobre a tributação de bens e rendimentos obtidos por pessoas físicas residentes no País com depósitos não remunerados no exterior, moeda estrangeira mantida em espécie, aplicações financeiras, entidades …

    Continue lendo

Fechar

Loading...