Juros altos e inflação: momento de risco ou oportunidades?

Juros altos e inflação: momento de risco ou oportunidades?

07/11/2022 às 12:09

07

Segunda

Nov

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Durante boa parte do ano, bancos centrais em todo o mundo têm se empenhado para conter a alta da inflação, puxada para cima devido aos efeitos da pandemia e conflitos geopolíticos como a Guerra Rússia-Ucrânia. No Brasil, há uma perspectiva de controle inflacionário e de juros no curto prazo, cenário diferente de outros países. 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), em reunião no dia 26/10, anunciou a manutenção da Taxa Selic em 13,75% ao ano, sinalizando um novo ciclo monetário com redução de juros. Para especialistas do mercado financeiro, esse patamar deve ser mantido, pelo menos, até o início de 2023.

“Se não houver choque inflacionário, este nível deve ser mantido até meados do segundo trimestre de 2023. O panorama que temos visto tem sido favorável, com núcleos de bens e serviços em queda. Porém, mais do que isso, a desaceleração tem sido observada inclusive sem considerar os administrados, em que boa parte das quedas derivaram da isenção de impostos anunciada pelo governo”, analisa Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo. 

Para ele, ao longo do primeiro semestre do próximo ano, devemos ter no Brasil uma inflação no acumulado de 12 meses na casa de 3% a 3,5%, produzindo um juro real que é bastante elevado. “A possibilidade de redução da Selic no 2° trimestre de 2023 é elevada e consideramos que o espaço para redução é relevante, com a Taxa Selic atingindo 9,0% a.a. em dezembro de 2023”, avalia.    

Qual tem sido o impacto da inflação nos investimentos?

Apesar dos juros ainda altos no Brasil e um cenário global tensionado, é possível pensar em oportunidades. Mesmo neste contexto de pressão inflacionária, investidores bem orientados sobre as movimentações da economia podem ter ganhos nos mercados de renda fixa e variável. 

Em primeiro lugar, por exemplo, é importante pensar em produtos que estão caros no país: quais alimentos e commodities? Quem são as companhias produtoras desses insumos? Neste caso, essas seriam as empresas que estão lucrando mais. 

Vamos pensar no caso do petróleo. Essa é uma commodity que tem apresentado elevação dos valores nas últimas semanas. O aumento de preço do barril ocorre pelo descompasso entre alta da demanda e queda na oferta. A guerra entre Rússia e Ucrânia, com tensões geopolíticas que ecoam entre países ocidentais, ajuda ainda mais a pressionar os preços da matéria-prima.

Para Bruno Madruga, sócio e head de renda variável da Monte Bravo, ter exposição ao petróleo pode ser interessante. “Mas é fundamental acompanhar as movimentações. Esses investimentos precisam ser avaliados de acordo com seus objetivos e apetite de risco.”

Quem não tem perfil ou interesse em aplicações de variável, vale a pena pensar na diversificação da carteira. No atual contexto, a renda fixa também apresenta oportunidades. “Atenção aos ativos atrelados ao IPCA, o mesmo vale para títulos privados, CRIs, CRAs e debêntures que pagam o IPCA + taxa fixa. Com o atual patamar da Selic, o CDI também pode apresentar bons resultados, sendo atrativo para investidores.” 

Conte com seu assessor para planejar seus investimentos

Na Monte Bravo, seu assessor o apoia de forma personalizada e com suporte de uma equipe multidisciplinar, para ajudá-lo a investir com transparência e segurança. Com base no entendimento das suas necessidades e objetivos de vida, conectamos você a uma experiência única de assessoria.

Artigos Relacionados

  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 19:50

    Outros

    Monte Bravo Analisa COPOM – 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheCopom reduz taxa Selic para 10,75%  a.a. Conforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 10,75% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:Ambiente externo segue volátil, marcado pelo debate sobre o início do corte de juros …

    Continue lendo
  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 18:11

    Outros

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém Fed Funds em 5,50%, mediana das expectativas aponta taxa de 4,75% a.a. em dezembro O FOMC manteve a taxa de Fed Funds (juros base dos EUA) em 5,50% a.a. e avalia que os riscos para o duplo mandato de pleno emprego e inflação estão evoluindo para um balanço mais equilibrado. O Comitê segue …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 16:17

    Outros

    Regulamentação da Receita Federal sobre a tributação de bens e rendimentos detidos no exterior por residentes fiscais no Brasil

    Compartilhe

    CompartilheApós meses de grande expectativa, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou, na última quarta-feira, dia 13 de março, a Instrução Normativa (“IN”) nº 2.180/2024, que trata sobre a tributação de bens e rendimentos obtidos por pessoas físicas residentes no País com depósitos não remunerados no exterior, moeda estrangeira mantida em espécie, aplicações financeiras, entidades …

    Continue lendo

Fechar

Loading...