O IOF vai acabar até 2029 - Monte Bravo

O IOF vai acabar até 2029

23/03/2022 às 11:57

23

Quarta

Mar

2 minutos de leitura
Compartilhar

O governo brasileiro editou um decreto para reduzir a zero o IOF em operações com moeda estrangeira até 2029. A medida é uma das obrigações a serem cumpridas pelo Brasil para adesão à OCDE. Além dessa mudança, o órgão ainda exige uma série de outras medidas – especialmente fiscais e de contenção inflacionária – que têm como objetivo tornar o país mais atrativo para investimentos estrangeiros. Se aprovada a entrada do Brasil, a economia ganhará um “selo” de confiança no mercado internacional. Atualmente, quem faz uma compra internacional com cartão de crédito em moeda estrangeira paga 6,38% de IOF sobre o valor.

De acordo com o Ministério da Economia, a mudança cria um cenário mais favorável para transações internacionais e de investimentos de curto ou longo prazos, além de pagamentos de serviços. Dessa forma, não haverá discriminação entre os agentes econômicos que desejarem operar no Brasil.

Com o fim do IOF, o país deixará de arrecadar 7,7 bilhões de reais em 2029.

Como vai funcionar?

O corte do imposto vai contemplar quatro grupos de incidência do IOF cambial. O primeiro é composto pelas operações de curto prazo e o segundo vai abranger transações com cartões de crédito ou débito, cheques de viagem e cartões pré-pagos internacionais. O terceiro englobará operações de câmbio para aquisição de moeda estrangeira à vista no Brasil e para transferência de recursos de residentes no país para disponibilidade no exterior. O quarto grupo vai tratar das demais operações de câmbio.

Como você, investidor(a), se beneficia?

Com a medida, o Brasil tende a ganhar mais competitividade como mercado e atrair mais investimentos, uma vez que poderá acessar empréstimos no exterior com o IOF, trazendo juros mais atrativos para empresas. Também facilita o acesso ao mercado de capitais, com a entrada de recursos para mercado especulativo.  

“Com tudo isso, o investidor pode ver um mercado mais pulsante, mais profissional, mais institucionalizado o que, às vezes, por esse fluxo ser mais consistente, se torna até um pouco menos volátil. Esse fluxo de entrada também melhora muito as perspectivas das nossas bolsas, com maior atratividade e avaliação das nossas empresas, melhorando também a economia como um todo”, explica Rodrigo Franchini, head de Relações Institucionais da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 03

    Terça

    Set

    03/09/2024 às 09:40

    Outros

    Imposto sobre Grandes Fortunas: desafios e oportunidades na Reforma Tributária

    Adriana Santos* A proposta recente de incluir a taxação de grandes fortunas na reforma tributária reacende um antigo debate no Brasil. O Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), previsto na Constituição de 1988, mas nunca regulamentado, volta ao centro das discussões, suscitando dúvidas sobre seus possíveis impactos na economia e no planejamento patrimonial dos super-ricos. Internacionalmente, …

    Continue lendo
  • 24

    Quarta

    Jul

    24/07/2024 às 15:27

    Análise de Empresas

    Análise de Empresas — Resultado da Neoenergia 2T24

    A Neoenergia reportou na noite de ontem (23) seus resultados referentes ao 2T24. Os números divulgados ficaram ligeiramente abaixo do que esperávamos. Do lado positivo, tivemos bons números operacionais no segmento de distribuição, com crescimento da base de clientes e volume injetado. Contudo, a companhia reportou números mais fracos na receita das distribuidoras, impactados pelos …

    Continue lendo
  • 23

    Terça

    Jul

    23/07/2024 às 11:49

    Outros

    Confira o Calendário de Resultados do 2º trimestre de 2024

    📄 Para conferir o Calendário de Resultados em formato PDF, clique aqui. A temporada de resultados do 2º trimestre de 2024 já começou! Neste período, as empresas listadas na Bolsa divulgam o seu desempenho no trimestre mais recente. Os resultados referentes ao 2T24 começaram a ser divulgados neste mês de julho, com as publicações se estendendo até …

    Continue lendo

Fechar

Loading...