O IOF vai acabar até 2029 - Monte Bravo

O IOF vai acabar até 2029

23/03/2022 às 11:57

23

Quarta

Mar

2 minutos de leitura
Compartilhar

O governo brasileiro editou um decreto para reduzir a zero o IOF em operações com moeda estrangeira até 2029. A medida é uma das obrigações a serem cumpridas pelo Brasil para adesão à OCDE. Além dessa mudança, o órgão ainda exige uma série de outras medidas – especialmente fiscais e de contenção inflacionária – que têm como objetivo tornar o país mais atrativo para investimentos estrangeiros. Se aprovada a entrada do Brasil, a economia ganhará um “selo” de confiança no mercado internacional. Atualmente, quem faz uma compra internacional com cartão de crédito em moeda estrangeira paga 6,38% de IOF sobre o valor.

De acordo com o Ministério da Economia, a mudança cria um cenário mais favorável para transações internacionais e de investimentos de curto ou longo prazos, além de pagamentos de serviços. Dessa forma, não haverá discriminação entre os agentes econômicos que desejarem operar no Brasil.

Com o fim do IOF, o país deixará de arrecadar 7,7 bilhões de reais em 2029.

Como vai funcionar?

O corte do imposto vai contemplar quatro grupos de incidência do IOF cambial. O primeiro é composto pelas operações de curto prazo e o segundo vai abranger transações com cartões de crédito ou débito, cheques de viagem e cartões pré-pagos internacionais. O terceiro englobará operações de câmbio para aquisição de moeda estrangeira à vista no Brasil e para transferência de recursos de residentes no país para disponibilidade no exterior. O quarto grupo vai tratar das demais operações de câmbio.

Como você, investidor(a), se beneficia?

Com a medida, o Brasil tende a ganhar mais competitividade como mercado e atrair mais investimentos, uma vez que poderá acessar empréstimos no exterior com o IOF, trazendo juros mais atrativos para empresas. Também facilita o acesso ao mercado de capitais, com a entrada de recursos para mercado especulativo.  

“Com tudo isso, o investidor pode ver um mercado mais pulsante, mais profissional, mais institucionalizado o que, às vezes, por esse fluxo ser mais consistente, se torna até um pouco menos volátil. Esse fluxo de entrada também melhora muito as perspectivas das nossas bolsas, com maior atratividade e avaliação das nossas empresas, melhorando também a economia como um todo”, explica Rodrigo Franchini, head de Relações Institucionais da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 14

    Sexta

    Mar

    14/03/2025 às 10:42

    Outros

    Monte Bravo Analisa — Resultado Prio (PRIO3) 4T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. A PRIO divulgou na noite desta quinta-feira (13) seus resultados referentes ao 4T24, porém como é comum das empresas de óleo e gás, a companhia já havia divulgado seus dados de produção (4T), lembrando esses dados são divulgados mensalmente, o que torna os resultados, muitas vezes, …

    Continue lendo
  • 27

    Quinta

    Fev

    27/02/2025 às 09:10

    Informe Diário

    Mercados continuam apreensivos com tarifaço de Donald Trump

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os mercados voltaram a se preocupar com as ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump. Ontem (26), ele afirmou que pretende impor tarifas de 25% sobre importações da União Europeia e acrescentou que as tarifas contra Canadá e México entrarão em vigor a partir …

    Continue lendo
  • 10

    Segunda

    Fev

    10/02/2025 às 14:26

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Resultado BTG Pactual 4T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. O BTG Pactual divulgou nesta segunda-feira (10) pela manhã os resultados referentes ao quarto trimestre de 2024. A companhia reportou números ligeiramente abaixo de nossas expectativas e do projetado pelo mercado. Isso aconteceu, principalmente, graças ao aumento de despesas, parte explicado pelo aumento da remuneração variável …

    Continue lendo

Fechar

Loading...