O IOF vai acabar até 2029 - Monte Bravo

O IOF vai acabar até 2029

23/03/2022 às 11:57

23

Quarta

Mar

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

O governo brasileiro editou um decreto para reduzir a zero o IOF em operações com moeda estrangeira até 2029. A medida é uma das obrigações a serem cumpridas pelo Brasil para adesão à OCDE. Além dessa mudança, o órgão ainda exige uma série de outras medidas – especialmente fiscais e de contenção inflacionária – que têm como objetivo tornar o país mais atrativo para investimentos estrangeiros. Se aprovada a entrada do Brasil, a economia ganhará um “selo” de confiança no mercado internacional. Atualmente, quem faz uma compra internacional com cartão de crédito em moeda estrangeira paga 6,38% de IOF sobre o valor.

De acordo com o Ministério da Economia, a mudança cria um cenário mais favorável para transações internacionais e de investimentos de curto ou longo prazos, além de pagamentos de serviços. Dessa forma, não haverá discriminação entre os agentes econômicos que desejarem operar no Brasil.

Com o fim do IOF, o país deixará de arrecadar 7,7 bilhões de reais em 2029.

Como vai funcionar?

O corte do imposto vai contemplar quatro grupos de incidência do IOF cambial. O primeiro é composto pelas operações de curto prazo e o segundo vai abranger transações com cartões de crédito ou débito, cheques de viagem e cartões pré-pagos internacionais. O terceiro englobará operações de câmbio para aquisição de moeda estrangeira à vista no Brasil e para transferência de recursos de residentes no país para disponibilidade no exterior. O quarto grupo vai tratar das demais operações de câmbio.

Como você, investidor(a), se beneficia?

Com a medida, o Brasil tende a ganhar mais competitividade como mercado e atrair mais investimentos, uma vez que poderá acessar empréstimos no exterior com o IOF, trazendo juros mais atrativos para empresas. Também facilita o acesso ao mercado de capitais, com a entrada de recursos para mercado especulativo.  

“Com tudo isso, o investidor pode ver um mercado mais pulsante, mais profissional, mais institucionalizado o que, às vezes, por esse fluxo ser mais consistente, se torna até um pouco menos volátil. Esse fluxo de entrada também melhora muito as perspectivas das nossas bolsas, com maior atratividade e avaliação das nossas empresas, melhorando também a economia como um todo”, explica Rodrigo Franchini, head de Relações Institucionais da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 19:50

    Outros

    Monte Bravo Analisa COPOM – 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheCopom reduz taxa Selic para 10,75%  a.a. Conforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 10,75% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:Ambiente externo segue volátil, marcado pelo debate sobre o início do corte de juros …

    Continue lendo
  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 18:11

    Outros

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém Fed Funds em 5,50%, mediana das expectativas aponta taxa de 4,75% a.a. em dezembro O FOMC manteve a taxa de Fed Funds (juros base dos EUA) em 5,50% a.a. e avalia que os riscos para o duplo mandato de pleno emprego e inflação estão evoluindo para um balanço mais equilibrado. O Comitê segue …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 16:17

    Outros

    Regulamentação da Receita Federal sobre a tributação de bens e rendimentos detidos no exterior por residentes fiscais no Brasil

    Compartilhe

    CompartilheApós meses de grande expectativa, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou, na última quarta-feira, dia 13 de março, a Instrução Normativa (“IN”) nº 2.180/2024, que trata sobre a tributação de bens e rendimentos obtidos por pessoas físicas residentes no País com depósitos não remunerados no exterior, moeda estrangeira mantida em espécie, aplicações financeiras, entidades …

    Continue lendo

Fechar

Loading...