Imposto sobre Grandes Fortunas: desafios e oportunidades na Reforma Tributária - Monte Bravo

Imposto sobre Grandes Fortunas: desafios e oportunidades na Reforma Tributária

03/09/2024 às 09:40

03

Terça

Set

2 minutos de leitura
Compartilhar

Adriana Santos*

A proposta recente de incluir a taxação de grandes fortunas na reforma tributária reacende um antigo debate no Brasil. O Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), previsto na Constituição de 1988, mas nunca regulamentado, volta ao centro das discussões, suscitando dúvidas sobre seus possíveis impactos na economia e no planejamento patrimonial dos super-ricos.

Internacionalmente, as experiências com o IGF são variadas. Em países como a França, o imposto não alcançou as expectativas de arrecadação, e em alguns casos, resultou em fuga de capitais, gerando uma receita menor do que a prevista. Esse cenário levanta preocupações no Brasil, onde um estudo recente da Henley & Partners estima que o país possa perder cerca de 800 milionários em 2024, devido às mudanças nas regras de tributação de investimentos no exterior e à crescente busca por jurisdições com regimes tributários mais atrativos.

Leia mais: Maximize seu patrimônio: como diversificar investimentos frente às mudanças no Imposto sobre Herança e Doações

Globalmente, poucos países ainda mantêm a tributação sobre grandes fortunas. A Espanha é uma das exceções, mas mesmo lá, o imposto enfrenta críticas. Para o Brasil, o desafio será equilibrar a necessidade de aumentar a arrecadação sem comprometer o crescimento econômico e a prosperidade.

Portanto, é essencial que o debate sobre o IGF seja conduzido de forma pragmática e técnica, fundamentado em dados concretos e nas lições da experiência internacional. Somente assim poderemos construir um sistema tributário mais justo e eficiente, que incentive a prosperidade em vez de penalizá-la.

Quer saber mais sobre a tributação de grandes fortunas? Abra sua conta na Monte Bravo Corretora ou entre em contato com seu assessor de investimentos. Acompanhe nossas redes sociais para atualizações sobre esse e outros temas de Wealth Planning.

*Adriana Santos é advogada especialista em Wealth Planning da Monte Bravo Corretora.

Artigos Relacionados

  • 24

    Quarta

    Jul

    24/07/2024 às 15:27

    Análise de Empresas

    Análise de Empresas — Resultado da Neoenergia 2T24

    A Neoenergia reportou na noite de ontem (23) seus resultados referentes ao 2T24. Os números divulgados ficaram ligeiramente abaixo do que esperávamos. Do lado positivo, tivemos bons números operacionais no segmento de distribuição, com crescimento da base de clientes e volume injetado. Contudo, a companhia reportou números mais fracos na receita das distribuidoras, impactados pelos …

    Continue lendo
  • 23

    Terça

    Jul

    23/07/2024 às 11:49

    Outros

    Confira o Calendário de Resultados do 2º trimestre de 2024

    📄 Para conferir o Calendário de Resultados em formato PDF, clique aqui. A temporada de resultados do 2º trimestre de 2024 já começou! Neste período, as empresas listadas na Bolsa divulgam o seu desempenho no trimestre mais recente. Os resultados referentes ao 2T24 começaram a ser divulgados neste mês de julho, com as publicações se estendendo até …

    Continue lendo
  • 17

    Quarta

    Jul

    17/07/2024 às 09:29

    Análise de Empresas

    Análise de Empresas — Relatório de Produção Vale 2T24

    A Vale divulgou na noite de terça-feira (16) sua prévia operacional. Acreditamos que os números reportados foram ligeiramente abaixo do consenso. Apesar desse resultado abaixo das expectativas, a parte operacional continua mostrando avanços significativos, com a companhia reafirmando que irá entregar o limite superior das expectativas de produção para o ano, que gira em torno …

    Continue lendo

Fechar

Loading...