MB Sócios

Reforma Tributária pode reduzir a Dívida Pública para 30% do PIB

13/01/2021

Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

A dívida pública é uma das maiores preocupações de todos os agentes de mercado, talvez a principal neste momento. Não é novidade que a pandemia elevou ainda mais os gastos do governo. O nível de endividamento do Estado brasileiro beira 100% do PIB e corremos um risco real de insolvência nos próximos meses.

Apesar dos entraves provocados pelo jogo político, existem alternativas e a reforma tributária (PEC 45/2019) é uma ferramenta fundamental para que o país possa se recuperar da depressão econômica causada pelo coronavírus, ainda que seus efeitos sejam indiretos.

Durante o MB Experience 2020, promovido pela Monte Bravo, o economista e mentor da reforma tributária Bernard Appy citou essa questão. De acordo com ele, os efeitos da PEC serão de longo prazo e corrigirão distorções que têm como efeito o aumento de potencial de crescimento do país.

Ainda ressaltou um estudo do economista Bráulio Borges, que compara a trajetória da dívida pública bruta brasileira com e sem a reforma tributária. Em ambos os casos ele levou em consideração a manutenção do teto de gastos.

Em um cenário sem essas mudanças, o endividamento do Estado oscilaria na casa de 100% até meados de 2036. Já com a reforma, cairia para 30% do PIB no mesmo período.

Porém, a demora na aprovação dessa e de outras medidas que ajudem no ajuste das contas públicas preocupa os investidores. Ainda no mesmo evento e painel, o líder do governo e deputado federal Ricardo Barros disse que está esperançoso para que haja um grande acordo com os parlamentares para o avanço das reformas necessárias para que o Estado brasileiro volte ao caminho do equilíbrio fiscal.

Vale ressaltar que o Congresso tem até o dia 22 para colocar em pauta temas fundamentais como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que define os gastos da União para o próximo ano. Além disso, ainda temos a PEC Emergencial (importante na manutenção do teto), reforma tributária e outras medidas regulatórias na fila.

Até lá é preciso que os investidores e investidoras fiquem atentos aos novos desdobramentos. Neste cenário, é preciso avaliar a carteira de investimentos para se proteger. Mesmo nos períodos de incertezas existem oportunidades. É hora de ficar atento (a)!

Lembre-se: 

Contar com uma assessoria de investimentos de respeito e pronta para montar uma carteira funcional de acordo com o seu perfil é essencial para o sucesso de seu patrimônio. 

Por isso, conte com a Monte Bravo, principal empresa credenciada à XP Investimentos, com uma equipe de assessores especialistas em diversos produtos disponíveis no mercado. Faz a diferença ter a Monte Bravo como uma parceira financeira. Conheça agora:


Invista com a melhor assessoria de investimentos do Brasil

Entre em contato com a Monte Bravo Investimentos e abra sua conta!


Compartilhe

Quer saber como investir melhor o seu patrimônio?

Invista para potencializar as suas conquistas.

Leia também

  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Sócios

    O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Se você conversar com uma pessoa nascida na década de 1960, talvez ela diga que sempre conviveu com instabilidades no Brasil. O mesmo padrão pode ser encontrado quando o bate-papo acontece com algum empresário e o tema são as crises econômicas. Com exceção de alguns períodos, de fato, […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #17 | Elevação do IOF para o custeamento do Auxílio Brasil: O que muda?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 16

    quinta

    set

    16/09/2021

    MB Sócios

    A diferença entre ser líder e chefe

    Por Filipe Portella, sócio-fundador da Monte Bravo. A primeira vez em que me vi responsável por uma equipe, pensei sobre quem eu queria ser para cada um deles. E essa reflexão me acompanha até hoje. Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que ser chefe, criar distanciamento, centralizar decisões e conquistar autoridade pelo poder, é […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Sócios

    IPOs: entrar ou não entrar?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O título pode até parecer um pouco ousado, mas a verdade é que a resposta para esta pergunta varia caso a caso. Não existe uma regra universal proibindo o investidor de entrar em uma oferta pública inicial, mas alguns pontos precisam ser analisados na tomada de decisão. Durante […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #16 | As oscilações do mercado após sete de setembro e a preocupação com a economia americana

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 09

    quinta

    set

    09/09/2021

    MB News

    Entenda como as famílias de alta renda cuidam de seus patrimônios

    Leia o nosso artigo na revista ONNE Digital. Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Sócios

    Três questões no mundo para ficarmos atentos, segundo Hillary Clinton

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O mundo se tornou complexo de ser compreendido nos dias de hoje. A velocidade com que as informações são disseminadas e decisões são tomadas exige dedicação, seja de um profissional de qualquer área ou do investidor. Com exceção de alguns cientistas, arrisco dizer que poucos apostavam que teríamos […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #15 | Semana de volatilidade e os impactos nos investimentos

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 02

    quinta

    set

    02/09/2021

    Economia

    Racionamento de energia elétrica e apagão no Brasil?

    A crise energética que o Brasil está vivendo é um dos destaques do noticiário nas últimas semanas. Especialistas alertam para reajustes na conta de luz. Outros chamam a atenção para algo ainda mais preocupante: Racionamento de energia e apagão. Na última quarta-feira (01.09), o vice-presidente Hamilton Mourão confirmou a possibilidade de maior controle sobre o […]

    Compartilhe

    Continue lendo

R. Min. Jesuíno Cardoso, 454 - 9° andar Vila Nova Conceição, São Paulo-SP, 04544-051, Fone (11) 3018-0960

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

1