MB Sócios

IPOs: entrar ou não entrar?

10/09/2021

Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

O título pode até parecer um pouco ousado, mas a verdade é que a resposta para esta pergunta varia caso a caso. Não existe uma regra universal proibindo o investidor de entrar em uma oferta pública inicial, mas alguns pontos precisam ser analisados na tomada de decisão.

Durante a semana, a sócia e gestora da Macro Capital, Priscila Araújo, trouxe aspectos relevantes sobre tema durante o podcast MB Stocks, da Monte Bravo.

Priscila destacou que, em geral, gestores costumam dar preferência a ações de companhias já listadas por causa da relativa facilidade na obtenção de informações. Ao lidar com as empresas no dia a dia, os fundos acabam conhecendo melhor a equipe de gestão e, por essas ações já contarem com algum tempo de mercado, geralmente estão dentro do escopo de cobertura das áreas de análise de bancos e corretoras.

Em contrapartida, ela afirmou que montar posições em IPO’s pode fazer parte de uma estratégia de diversificação de carteira. E revelou que as operações podem vir acompanhadas de derivativos como forma de proteção.

Mas o que de fato devemos analisar ao entrar em uma oferta pública inicial de ações?

Segundo Priscila, o primeiro filtro deve ser o de potencial de crescimento daquele negócio. Em seguida, é preciso analisar questões de governança, que podem ser gargalos neste primeiro momento, além de identificar drivers que ajudem a destravar valor no futuro.

Mas é importante ter atenção com o cenário econômico. Hoje, com a Selic em alta, existem investidores que saem da renda variável em direção à fixa que, por sua vez, tem oferecido opções que pagam inflação + 5%.

Na visão da gestora, essa migração deve continuar nos próximos meses e sem dúvida provocará uma mudança no fluxo de recursos do mercado. Na visão de Priscila, quando este movimento ocorre, as taxas de desconto das ações ficam maiores, e isto pode afetar os upsides, ou seja, o quanto aquele papel pode subir.

Neste sentido, é preciso ter cuidado com os produtos escolhidos neste momento. Um IPO até pode fazer sentido desde que precificado da maneira adequada antevendo os riscos. Porém, momentos de crise e instabilidade geram aversão ao risco e uma busca maior por uma composição de carteira defensiva, com empresas mais líquidas no portfólio de investidores institucionais.

Assim, Priscila alerta: é preciso certa cautela com o Ibovespa neste momento. Posições precisam ser táticas. Porém, sinalizações mais claras e críveis do governo para o teto de gastos podem melhorar o cenário para a bolsa em um futuro próximo.

A minha dica, neste sentido, é: não coloque todos os ovos na mesma cesta para evitar surpresas desagradáveis que atrapalhem a sua formação patrimonial. A oscilação é da natureza do mercado e não há como mudar isso. O papel do investidor, neste caso, é buscar uma leitura correta dos cenários e tomar a melhor decisão.

Caso os desafios pareçam muito complexos, não deixe de buscar a ajuda de um especialista de mercado. Quando falamos sobre investir, é sobre pessoas e não somente o dinheiro. Bons negócios!


Invista com a melhor assessoria de investimentos do Brasil

Entre em contato com a Monte Bravo Investimentos e abra sua conta!


Compartilhe

Quer saber como investir melhor o seu patrimônio?

Invista para potencializar as suas conquistas.

Leia também

  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Sócios

    O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Se você conversar com uma pessoa nascida na década de 1960, talvez ela diga que sempre conviveu com instabilidades no Brasil. O mesmo padrão pode ser encontrado quando o bate-papo acontece com algum empresário e o tema são as crises econômicas. Com exceção de alguns períodos, de fato, […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #17 | Elevação do IOF para o custeamento do Auxílio Brasil: O que muda?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 16

    quinta

    set

    16/09/2021

    MB Sócios

    A diferença entre ser líder e chefe

    Por Filipe Portella, sócio-fundador da Monte Bravo. A primeira vez em que me vi responsável por uma equipe, pensei sobre quem eu queria ser para cada um deles. E essa reflexão me acompanha até hoje. Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que ser chefe, criar distanciamento, centralizar decisões e conquistar autoridade pelo poder, é […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #16 | As oscilações do mercado após sete de setembro e a preocupação com a economia americana

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 09

    quinta

    set

    09/09/2021

    MB News

    Entenda como as famílias de alta renda cuidam de seus patrimônios

    Leia o nosso artigo na revista ONNE Digital. Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Sócios

    Três questões no mundo para ficarmos atentos, segundo Hillary Clinton

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O mundo se tornou complexo de ser compreendido nos dias de hoje. A velocidade com que as informações são disseminadas e decisões são tomadas exige dedicação, seja de um profissional de qualquer área ou do investidor. Com exceção de alguns cientistas, arrisco dizer que poucos apostavam que teríamos […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #15 | Semana de volatilidade e os impactos nos investimentos

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 02

    quinta

    set

    02/09/2021

    Economia

    Racionamento de energia elétrica e apagão no Brasil?

    A crise energética que o Brasil está vivendo é um dos destaques do noticiário nas últimas semanas. Especialistas alertam para reajustes na conta de luz. Outros chamam a atenção para algo ainda mais preocupante: Racionamento de energia e apagão. Na última quarta-feira (01.09), o vice-presidente Hamilton Mourão confirmou a possibilidade de maior controle sobre o […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 02

    quinta

    set

    02/09/2021

    MB Stocks

    MB Stocks #23 | IPO’s: entrar ou não?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo

R. Min. Jesuíno Cardoso, 454 - 9° andar Vila Nova Conceição, São Paulo-SP, 04544-051, Fone (11) 3018-0960

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

1