O Brasil voltou a ser o Paraíso da Renda Fixa? | Blog Monte Bravo

O Brasil voltou a ser o Paraíso da Renda Fixa? Entenda como aproveitar

08/10/2021 às 11:30

08

Sexta

Out

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

A renda fixa voltou a chamar a atenção dos investidores recentemente com o aumento da taxa básica de juros. No início do ano, ela estava na casa dos 2% e, desde então, foi elevada algumas vezes. Em 6,25% atualmente, algumas casas esperam que ela encerre o ano em mais de 8%. Algumas já falam, inclusive, em dois dígitos para 2022. 

Tudo isso para conter a elevação de preços. O Boletim Focus tem revisado o IPCA para cima, semana após semana, e as falas de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, sobre elevar a Selic até “onde for necessário para recolocar a inflação na meta”, deixa claro quais serão os próximos passos. 

Ao mesmo tempo, o índice Ibovespa amarga uma queda de mais de 6% em 2021 e tem seguido o movimento das bolsas globais. Vale ressaltar que o movimento de ajuste monetário iniciado pelo Banco Central do Brasil não é exclusividade nossa. Há um padrão semelhante ao redor do mundo, com agentes econômicos de praticamente todos os países preocupados com o aumento de custos. 

Com este cenário na mesa e uma inflação que tende a não ser mais transitória, qual o melhor caminho para o investidor(a)?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o ajuste promovido ao redor do mundo tira a atratividade do mercado acionário. Dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostram que fundos de renda fixa têm batido recordes de captação. 

Neste sentido, a dica é considerar a busca por fundos e títulos pós-fixados atrelados ao IPCA ou à taxa básica de juros. Estas classes ajudam a perseguir os ajustes da política monetária e protegem da inflação.

Além disso, existe um outro lado da renda fixa pouco comentado, mas que tem oferecido retornos mais expressivos. Vale lembrar, no entanto, que há riscos envolvidos, apesar desta classe já oferecer retornos pré-estabelecidos. 

São os fundos e títulos de crédito privado (Debêntures, CRIs, CRAs). Hoje já é possível encontrar no mercado emissões que paguem 12% ou 13% ao ano.

Porém, como alertei, existem perigos envolvidos neste tipo de operação. Por se tratar de crédito privado, obviamente, há o problema de calote e liquidez. Por outro lado, o investidor(a) “sofre” um pouco menos por não haver a volatilidade vista em outros mercados. 

Como sempre, o caminho é adotar uma boa estratégia de diversificação para que os ativos bons ajudem a compensar eventuais perdas. 

Se você tem dúvidas, não deixe de buscar a ajuda de um profissional de investimentos. O mercado é complexo e o mundo atual exige um bom direcionamento dos recursos para obter retornos consistentes. Bons negócios! 

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...