Carta Mensal — Março/2025

12/03/2025 às 15:43

12

Quarta

Mar

< 1 minuto de leitura
Compartilhar
  • Trump errou a mão e abalou confiança, mas fundamentos da economia dos EUA são sólidos;
  • Com a turbulência superada, as ações nos EUA devem subir, impulsionadas pela economia resiliente e pelos ganhos de produtividade da IA;
  • No Brasil, percepção de que lógica eleitoral domina ações do governa exacerba risco fiscal;
  • Com a queda da popularidade, novos programas de assistência e sem cortes de gastos, projetamos que o dólar ultrapasse a marca de R$ 6,00 ao longo do ano;
  • A projeção para o CDI em 2025 é de 14,30%, enquanto o IPCA deve alcançar 6,50%;
  • Estratégia de investimentos deve seguir com viés cauteloso.

Fevereiro foi marcado por um aumento da incerteza sobre os rumos das políticas fiscal e tarifária dos EUA, o que levou o mercado a redirecionar o foco do risco de inflação para o risco de desaceleração, impactando a avaliação das ações americanas.

A administração Trump tem sido uma fonte de volatilidade nos mercados globais.
As propostas tarifárias vieram abaixo da promessa de campanha de 20% linear para todos os países, o que reduziu a percepção de risco inflacionário. No entanto, a postura instável do presidente americano, marcada por decisões inconsistentes e conflitos com aliados históricos, aumentou os temores de uma desaceleração econômica mais forte.

Esse cenário resultou em um movimento defensivo, com queda das ações, recuo dos juros e enfraquecimento do dólar.  A queda das taxas nos EUA e o dólar mais fraco permitiram uma recuperação nos preços dos ativos de renda fixa brasileiros e do IFIX, enquanto o Ibovespa acompanhou o mercado internacional em queda. 

Artigos Relacionados

  • 17

    Quinta

    Abr

    17/04/2025 às 09:08

    Informe Diário

    Mercados seguem voláteis em meio a incertezas; Trump critica presidente do Fed

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os mercados globais seguem voláteis diante da incerteza provocada pela guerra tarifária. O S&P 500 recua 8,80% desde as eleições americanas e 12,00% desde a posse de Trump. O Nasdaq Composite despenca 11,50% desde a eleição e aproximadamente 17,00% desde a posse. Ontem (16), …

    Continue lendo
  • 16

    Quarta

    Abr

    16/04/2025 às 11:20

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Relatório de Produção Vale 1T25

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. A Vale divulgou na noite desta terça-feira (15) seu relatório de produção referente ao primeiro trimestre de 2025. Acreditamos que os números reportados ficaram ligeiramente abaixo do consenso, principalmente na produção — impactada pelas maiores chuvas no Sistema Norte e pela decisão comercial da companhia de …

    Continue lendo
  • 16

    Quarta

    Abr

    16/04/2025 às 09:10

    Informe Diário

    Queda da Nvidia pressiona os mercados americanos; dados do PIB da China superam as expectativas

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os futuros de ações nos EUA estão em queda moderada nesta quarta-feira (16), com o tombo da Nvidia após Trump proibir a empresa de vender seu chip H20 à China, na escalada da batalha de Washington contra Pequim. O S&P 500 recua 0,80% e …

    Continue lendo