Análise de Empresas
17/07/2024 • < 1 minuto de leitura
Análise de Empresas — Relatório de Produção Vale 2T24
A Vale divulgou na noite de terça-feira (16) sua prévia…
A MBRF reportou os números do 1º trimestre de 2026 na noite de ontem (14) após o fechamento do pregão.
Os números reportados foram melhores do que as nossas expectativas e as do mercado. Os bons números da operação de bovinos na América Latina e na BRF foram marginalmente ofuscados pelo tamanho da queima de caixa.
Não achamos, porém, que a queima de caixa seja suficiente para apagar a qualidade dos resultados operacionais. Esperamos uma reação positiva do mercado aos números reportados no pregão desta sexta-feira (15).
Os resultados na operação de Aves (BRF) foram positivos, com a boa performance de exportações e no mercado Halal sendo mais do que suficiente para contrabalancear o momento ligeiramente mais desafiador do mercado doméstico — que apresentou retração de preços e volumes. A companhia conseguiu reportar margens melhores na comparação anual graças à melhora nas margens brutas — possibilitada por menores custos com matérias-primas (principalmente milho e farelo de soja) e alguns avanços nas sinergias esperadas da fusão. A melhora da margem bruta e mais alguns ganhos de sinergia em Despesas Gerais e Administrativas beneficiaram as margens EBITDA.
As operações na América do Sul foram destaque positivo, com destaque para as exportações e melhora dos preços praticados no mercado doméstico. As margens se mantiveram em patamares saudáveis (10% vs 8,3% da Minerva). Continuamos acreditando que essas margens devem desacelerar nos próximos trimestres, por conta da virada do ciclo de gado que acontece no Brasil e o atingimento das cotas de exportação para China.
As operações na América do Norte continuam apresentando dificuldades, mas a companhia continua entregando números acima de seus concorrentes — fruto de uma capacidade de execução de excelência. Apesar dos números melhores que a concorrência, não vemos essa unidade de negócio contribuindo de maneira mais positiva até meados de 2027.
Em relação à nossa principal dúvida para a companhia, a estrutura de capital apresentou ligeira deterioração, com melhora nos números em reais graças a variação cambial. Em dólares, a divida apresentou tímida evolução. Apesar dos bons números operacionais, a companhia apresentou forte queima de caixa, explicada por investimentos e pagamentos de juros.
A alavancagem da companhia está em 3,9x em um cenário no qual esperamos por uma desaceleração nas margens de aves e uma retomada ainda gradual da operação nos EUA.
Mantemos a recomendação neutra para as ações da MBRF. No entanto, estamos positivamente surpresos com o que a fusão entre Marfrig e BRF tem nos entregue, com evoluções comerciais e nos entregando sinergias melhores do que projetávamos nas operações.
A nossa neutralidade é resultado de um desconforto com a estrutura de capital. Boa parte do bom resultado operacional da companhia é destinado ao pagamento de juros, em um cenário no qual temos duvidas sobre margens nas operações de aves e bovinos na América do Sul.
| Preço Alvo | 21,5 |
| Preço Atual | 17,42 |
| Upside | 23% |
| Capitalização de Mercado (R$ bi) | 24,5 |
| Ações Emitidas (mi) | 886 |
| Free Float | 54,00% |
| Semana | +1,99% |
| Mês | -11,12% |
| Ano | -11,30% |
Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.