Monte Bravo Analisa — Resultado Itaú 1T25

09/05/2025 • 2 mins de leitura

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

O Itaú divulgou nesta quinta-feira (08) pela noite seus resultados do primeiro trimestre de 2025.

Os números apresentados foram ligeiramente superiores às nossas expectativas, com a qualidade dos resultados sendo bastante positiva e com as principais métricas operacionais em destaque novamente. Desta forma, apesar da performance bastante positiva das ações no ano, esperamos que os papeis da companhia tenham uma performance positiva no pregão de hoje (09).

Vale destacar que o Itaú foi o banco que melhor apresentou detalhes sobre como a implementação das novas práticas contábeis impactou e/ou impactará os balanços do setor.

O banco apresentou bom desempenho de suas margens financeiras liquidas, com crescimento de 13% na comparação anual. A companhia também reportou bom desempenho das margens com os clientes — impactadas positivamente por volumes e melhora no mix de crédito — e com o mercado.

A carteira continua crescendo em ritmo saudável e ligeiramente acima das projeções do banco para o ano. O destaque no trimestre foi o crescimento da Carteira PF, com crescimento no crédito imobiliário e pessoal.

Sobre a qualidade de crédito, o trimestre não trouxe grandes alterações no quadro. A inadimplência reduziu mais um pouco e atingiu 2,3% acima de 90 dias e teve uma pequena aceleração em 15 a 90 dias, para 1,8%. O custo com o crédito (PDD) cresceu em linha com o crescimento da Carteira e atingiu R$ 9 bilhões, mantendo o patamar de 2,7% da Carteira Total.

Os serviços talvez tenham sido o ponto negativo do resultado. Os mesmos cresceram abaixo da inflação, com desaceleração nas receitas com cartões e algumas outras linhas performando abaixo dos últimos trimestres.

A parte de despesas ex-juros continua com uma performance positiva e com os índices de eficiência em patamares que julgamos como sendo bem interessantes.

Em um cenário macro mais desafiador para os próximos trimestres, continuamos enxergando o Itaú se distanciando de seus principais concorrentes privados. O banco tem um balanço e uma estrutura de capital regulatório mais confortável que seus concorrentes, o que pode permitir que a companhia volte a acelerar a concessão de crédito em outras categorias — já vimos o banco acelerando em Cartões, Imobiliário e Veículos.

Itaú (ITUB4) — Compra

Preço Alvo47,00
Preço Atual35,32
Upside33%
Capitalização de Mercado (R$ bi)341
Ações Emitidas (mi)9.756
Free Float50,00%

Performance

Semana-0,73%
Mês+11,14%
Ano+26,43%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta