Monte Bravo Analisa — Resultado Direcional 1T25

13/05/2025 • 2 mins de leitura

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

A Direcional divulgou na noite desta segunda-feira (12) seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025.

Os números reportados foram em linha com as nossas estimativas e do consenso de mercado. Por isso, esperamos uma reação neutra no pregão desta terça-feira (13).

Estamos aproveitando o resultado para atualizar nossas projeções para a companhia. Nós gostamos bastante da tese e da capacidade de execução que a companhia entrega. Apesar disso, nos atuais níveis de preço, enxergamos pouco potencial de valorização das ações em relação ao que julgamos o preço justo para os papeis. Desta forma, mesmo elevando ligeiramente nosso preço alvo, estamos mudando nossa recomendação para neutro.

A companhia já havia divulgado suas prévias operacionais, com as vendas líquidas se mantendo em patamares elevados. As Vendas Sobre Oferta (VSO) também se mantiveram em patamares saudáveis. No entanto, as prévias — por peculiaridades contábeis — dizem mais sobre o futuro da companhia do que do atual estado da operação e, para analisar uma operação tão complexa como Incorporação, é sempre importante juntarmos essas duas partes.

Os números divulgados trouxeram bons números de crescimento de receitas, manutenção das margens brutas e do retorno sobre capital investido em patamares altos e uma estrutura de capital bastante confortável para continuar surfando o bom momento para incorporação de baixa e média renda.

Conforme comentamos, no entanto, por peculiaridades envolvendo a contabilidade das incorporadoras, boa parte dos números apresentados hoje são resultados de lançamentos realizados alguns trimestres atrás. Ainda que seja importante acompanharmos estes números, eles contam apenas uma parte da história.

A outra parte da história diz respeito a vendas e lançamentos, onde a companhia também vem desempenhando um excelente trabalho. Além disso, os resultados divulgados nos trazem mais uma informação importante para avaliarmos os desempenhos futuros: a companhia teve um crescimento em sua Receita a Apropriar de R$ 3,1 bilhões e aumentou sua Margem a Apropriar para 44,1% — ambos os números crescendo bem ante o 4T24.

Vale ressaltar que as as margens, principalmente, são números estimados, já que os custos podem sofrer alterações. No entanto, dada a capacidade de execução da companhia, não esperamos grandes sustos.

A tese da companhia continua interessante. Apesar disso, os preços dos papeis já refletem os pontos que julgamos como interessantes e que são: (i) a empresa tem surfado muito bem o bom momento para o segmento de média e baixa renda; (ii) tem excelente histórico de alocação de capital; (iii) tem conseguido retornos superiores ao seu custo de capital; (iv) estrutura de capital bastante confortável; e (v) tem acelerado a remuneração de seus acionistas.

Direcional (DIRR3) — Neutro

Preço Alvo36,00
Preço Atual36,64
Upside-2%
Capitalização de Mercado (R$ bi)6,5
Ações Emitidas (mi)172
Free Float53,0%

Performance

Semana+0,88%
Mês+13,44%
Ano+37,74%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta