Análise de Empresas
17/07/2024 • < 1 minuto de leitura
Análise de Empresas — Relatório de Produção Vale 2T24
A Vale divulgou na noite de terça-feira (16) sua prévia…
📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.
A BRF e sua controladora, a Marfrig, divulgaram na noite desta quinta-feira (14) seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2025.
Os números divulgados ficaram em linha com o que esperávamos. As operações de frango “carregaram o piano” enquanto o ciclo do gado nos EUA continua duro.
As companhias migram para a fusão nos próximos meses e aguardam apenas uma sinalização do CADE para dar prosseguimento, já que a incorporação já foi aprovada na assembleia.
Hoje a relação de troca nos parece pouco atraente para os acionistas da BRF. Nos parece fazer mais sentido solicitar o direito de recesso, onde o acionistas pode receber R$ 19,89 por ação. Para o acionista que deseja manter a posição na nova companhia, vender suas ações de BRF e comprar a Marfrig diretamente nos parece a melhor opção.
Sobre os resultados reportados: conforme comentamos acima, os números da BRF continuam surpreendendo de maneira bastante positiva. Mesmo com os problemas enfrentados no trimestre com a Gripe Aviária, a companhia reportou números sólidos, com as margens se mantendo em patamares elevados.
Na Marfrig, os resultados da sua operação na América do Sul continuam surpreendendo — fruto da estratégia da companhia em focar mais em processados e menos em “gado”. Enquanto isso, a operação nos EUA (National Beef) — apesar de continuar sofrendo — vem aumentando o gap em relação aos seus concorrentes: a companhia consegue operar no breakeven do EBITDA enquanto as outras companhias estão com margens negativas.
Continuamos neutros em relação a Marfrig, pois entendemos que os dividendos propostos e/ou o direito de regresso aos acionista que será pago deve tornar a situação de capital da companhia menos confortável. Além disso, enxergamos que a companhia resultante, apesar de ser uma gigante de proteínas, não deveria negociar em patamares de múltiplos de outros players globais.
Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.