Monte Bravo Analisa — Resultado Assaí 2T25

08/08/2025 • 2 mins de leitura

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

O Assaí divulgou na noite desta quinta-feira (07) seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2025.

Os números reportados foram mistos. As receitas crescendo abaixo da inflação alimentar no período, enquanto as margens continuaram sua trajetória de elevação. Com a performance positiva do papel nos últimos pregões, não nos surpreenderia uma reação negativa aos números reportados. 

O cenário desafiador de competição no varejo alimentar brasileiro e a pressão no bolso dos consumidores tem tornado a vida dos players do setor bastante desafiadora. A postura do Assaí, no entanto, tem nos agradado, já que a companhia tem mantido uma postura focada em melhorar sua rentabilidade e tem evitado politicas promocionais ou de parcelamento. Além disso, tivemos a adição de serviços (açougue, padaria  frios) em suas unidades.

Entrando nos detalhes: a companhia divulgou crescimento de receita líquida de 6%, com a inauguração de algumas lojas ajudando no processo. As vendas mesmas lojas cresceram 4,6% a/a — abaixo da inflação de alimentos no período.

Apesar da desaceleração em vendas, continuamos vendo uma dinâmica positiva em margens. A companhia tem acelerado o processo de maturação das suas operações com a adição de mais serviços em suas lojas e políticas de descontos contidas. Com isso, as margens brutas da operação atingiram 16,7% — que se transmitiu para a melhoria de suas margens EBITDA graças ao bom controle de despesas.

A maturação das lojas Extra convertidas continua logrando frutos positivos. A primeira leva de lojas inauguradas em 2022 está operando com vendas 21% superiores as aberturas orgânicas pré-2022 e trabalhando com margens 1,4 p.p maiores aos do 2T24 — basicamente o patamar do parque de lojas maduras.

A segunda leva de conversões, inauguradas em 2023, ainda está em processo de maturação e deve seguir a tendência de apresentar melhor rentabilidade que as lojas “legadas”.

Em relação a alavancagem, a companhia continua em seu processo de desalavancagem com o índice atingindo 3,17x Dívida Líquida/EBITDA e esperamos o índice voltando a operar abaixo das 2,6x em 2025. Apesar da melhora na comparação anual, o trimestre não trouxe evolução na comparação trimestral  — o que é reforçado pelas nossas contas, que apontaram para uma ligeira de queima de caixa no trimestre e uma piora no ciclo de conversão de caixa.

Em nossa visão, o Assaí — diferente de seus concorrentes — tem focado em manter a rentabilidade de suas operações (margem brutas continuam crescendo) e tem evitado políticas de parcelado sem juros (piora a dinâmica de conversão de caixa e atrapalha o processo de desalavancagem). Isso nos parece ser a decisão acertada, mas mostra que o cenário competitivo continua bastante desafiador para empresas de varejo de alimentos.

Continuamos confortáveis com a tese de Assaí. Isso acontece pois: (i) continuam focados em resolver sua estrutura de capital; (ii) focados na execução; (iii) rentabilidade em primeiro lugar; (iv) parque de lojas é melhor que de seus concorrentes; (v) aceleração da inflação de alimentos nos próximos trimestres; e (vi) maturação das lojas convertidas.

Apesar de estarmos confortáveis com a tese, entendemos que existem desafios de curto prazo, principalmente graças ao cenário bastante competitivo no segmento — que acaba por tornar a competição complexa e torna o cenário de curto prazo mais incerto.

Assaí (ASAI3) — Compra

Preço Alvo10,00
Preço Atual10,06
Upside-1%
Capitalização de Mercado (R$ bi)13,70
Ações Emitidas (mi)1.352
Free Float58,7%

Performance

Semana+5,45
Mês-4,01%
Ano+84,59%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta