Dados de inflação ficam abaixo do esperado no Brasil e nos EUA

02/06/2025 • < 1 min de leitura
  • Após confusão com as tarifas, fator de risco nos EUA é o orçamento;
  • Por lá, dados da inflação divulgados na semana foram melhores que o esperado;
  • Resultado da Nvidia renova otimismo do mercado com ações ligadas à IA;
  • No Brasil, mesmo com risco fiscal-eleitoral crescente, a perspectiva segue positiva;
  • IPCA-15 de maio e PIB do primeiro trimestre ficaram abaixo das expectativas.

Nos EUA, a aprovação do orçamento com déficits crescentes em 2026-27 levou a uma alta dos Treasuries na semana passada, mas o tensão refluiu nessa semana.

Enquanto isso, o resultado da Nvidia renovou o otimismo do mercado com ações ligadas à IA.

À medida que as ações da Nvidia dispararam em 2024, surgiram comparações com a Cisco — cujas ações despencaram com o estouro da bolha ponto com em 2000. Quando a DeepSeek foi lançada (24/01/2025), temeu-se que as ações da Nvidia desabassem e de que o boom da IA fosse uma bolha prestes a estourar.

O Brasil continua apresentando fundamentos macroeconômicos frágeis, com uma política fiscal expansionista que obriga o BC a manter juros reais muito altos. Esta é uma combinação disfuncional que amplia os riscos para os mercados locais.

Apesar da fragilidade dos fundamentos domésticos, a valorização recente dos ativos brasileiros tem sido impulsionada por fatores externos — especialmente o dólar mais fraco e a realocação de recursos para fora dos EUA. O fluxo estrangeiro é menos sensível ao cenário fiscal e deve sustentar a tendência positiva.

Por:

Alexandre MathiasLuciano CostaBruno Benassi
Estrategista-chefe
da Monte Bravo Corretora
Economista-chefe
da Monte Bravo Corretora
Analista de Ativos
CNPI: 9236

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta