Monte Bravo Analisa — Resultado Suzano 1T25

09/05/2025 • 2 mins de leitura

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

A Suzano divulgou na noite desta quinta-feira (08) seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025.

Os números reportados foram piores do que nos e o mercado projetávamos. Assim, apesar da performance negativa das ações do ano, esperamos que esta sexta-feira (09) seja de novas quedas para as ações da companhia.

O resultado abaixo das expectativas pode ser explicado pelo segmento de celulose, que apresentou vendas bem abaixo do que estávamos projetando. Isso aconteceu graças a paradas de manutenção e recomposição de estoques.

Com menores volumes vendidos, tivemos uma redução na receita, que também foi impactada por preços médios realizados ligeiramente piores do que esperávamos. Com as paradas de manutenção, tivemos um mix pior de plantas operando, o que tornou as margens e o custo caixa  da companhia piores do que projetávamos.

O resultado da unidade de papel foi melhor. A vertical apresentou com bons números de vendas e preços realizados, o que impulsionou o resultado no trimestre.

Outro ponto positivo foi a geração de caixa da companhia — em nossas contas, atingiu R$ 1 bilhão no trimestre. Projetamos uma aceleração dessa geração de caixa ao longo dos próximos meses, com a volta das plantas que estiveram em manutenção no trimestre, que devam alavancar as vendas e ganhos de eficiência operacionais.

Os motivos que nos fazem construtivos com a tese de Suzano continuam sendo os mesmos de quando iniciamos sua cobertura. A companhia negocia em patamares de múltiplos bastante interessantes e abaixo das médias históricas. Além disso, nossa tese se baseia em: (i) ganhos de eficiência com a inclusão da planta de Ribas; (ii) alocação de capital eficiente; (iii) maturação e aumento da representatividade das novas frentes de negócio; e (iv) forte geração de caixa e desalavancagem.

Apesar de tudo isso, entendemos que carregar a tese tem se mostrado bastante desafiador. Os papeis da Suzano acumulam uma performance negativa no ano, contra um índice que tem performado muito bem e, agora, a companhia apresentou um resultado bastante fraco em meio a um cenário macro que parece desafiador para preços de commodities no geral. Nossa convicção continua, porém entendemos que o curto prazo deve continuar bastante desafiador.

Suzano (SUZB3) — Compra

Preço Alvo84,00
Preço Atual51,24
Upside64%
Capitalização de Mercado (R$ bi)64
Ações Emitidas (mi)1.257
Free Float52,0%

Performance

Semana+2,78%
Mês-1,47%
Ano-16,69%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta