Monte Bravo Analisa — Resultado Santander 4T24

05/02/2025 • 2 mins de leitura

Resumo do artigo

  • Nós acreditamos que a melhora na qualidade da carteira de crédito e a excelente performance na parte de comissões mostram que a estratégia do banco de buscar a principalidade de seus clientes começa a mostrar resultados e deve permitir que o Santander mantenha a rentabilidade acima de seu custo de capital.

???? Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

O Santander divulgou nesta quarta-feira (05) pela manhã seus resultados do quarto trimestre de 2024.

Os números reportados vieram acima do consenso e mostraram dinâmicas de receita positivas e um bom controle de despesas. Esperamos uma reação positiva do mercado aos números reportados.

Na dinâmica de receita, vimos a margem financeira com os clientes atingindo R$ 15,7 bilhões, um crescimento de 5,9% t/t e 13,7% a/a. A companhia continua aumentando seletivamente a concessão de crédito para algumas categorias especificas, o que tem possibilitado o constante aumento dos spreads mesmo com um cenário ligeiramente mais desafiador para o crescimento da Carteira de Crédito.

A margem financeira com o mercado continuou positiva, mas com resultados piores do que no trimestre passado, com maior volatilidade e juros mais altos impactando o resultado.

As receitas com comissões foram o destaque do trimestre, com forte crescimento de 3,4% t/t e 10,1 % a/a. O banco reportou fortes receitas em cartões e corretagem e colocação de títulos, mostrando evolução na estratégia da companhia de buscar a principalidade do cliente.

Sobre a qualidade de crédito, começamos a ver uma estabilização em patamares que julgamos saudáveis. A inadimplência entre 15 e 90 dias estacionou nos 3,7%, e a inadimplência acima de 90 dias manteve-se estável em 3,2%. A provisão para devedores cresceu 0,8% na comparação trimestral, acompanhando o aumento das operações no varejo — mais spread geralmente vem acompanhado de mais risco, logo, maior provisionamento. No entanto, a provisão continua em níveis saudáveis e o o custo do crédito continua em linha com o trimestre anterior.

O resultado foi positivo. Nós acreditamos que a melhora na qualidade da carteira de crédito e a excelente performance na parte de comissões mostram que a estratégia do banco de buscar a principalidade de seus clientes começa a mostrar resultados e deve permitir que o Santander mantenha a rentabilidade acima de seu custo de capital.

No resultado passado da companhia, comentamos que a busca de principalidade do cliente deve tornar os resultados do bancos menos voláteis. Conforme apontamos acima, percebemos que essas tendências estão começando a se confirmar.

Vamos aproveitar os bons números reportados para atualizar nossa recomendação para o Santander, que passa de neutra para compra. Isso acontece pois entendemos que o banco tem demonstrado evolução em seus principais indicadores e, principalmente, tem conseguido se tornar mais presente na vida dos clientes. Isso diminui a ciclicidade de seus resultados e nos dá conforto sobre suas capacidades de enfrentar o momento macro mais desafiador dos próximos semestres.

Santander (SANB11) — Compra

Preço Alvo33,50
Preço Atual25,50
Upside31%
Capitalização de Mercado (R$ bi)97
Ações Emitidas (mi)3.818
Free Float11,7%

Performance

Semana4,51%
Mês8,98%
Ano8,98%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta