Monte Bravo Analisa — Produção e Venda Petrobras 3T24

29/10/2024 • 2 mins de leitura

Resumo do artigo

  • Apesar de positivos com a tese, temos começado a olhar com um pouco mais de atenção o possível descasamento entre oferta e demanda de óleo para os próximos anos, com esse superavit de oferta podendo impactar negativamente os preços da commodity.

???? Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

A Petrobras reportou na noite de segunda-feira (28) seu relatório de Produção e Vendas para o 3T24.

Os números não costumam trazer grandes surpresas já que é possível acompanhar a evolução de produção do trimestre com as atualizações mensais da ANP sobre a produção nacional.

Produção: A produção de óleo, LGN e gás natural atingiu 2,689 mb/d — basicamente em linha com o trimestre passado — com a entrada em operação de novas plataformas sendo contrabalanceada por maiores paralizações para manutenção. O pré-sal continua sendo destaque, atingindo 73% do óleo extraído pela companhia no trimestre. Para o próximo trimestre, esperamos um forte crescimento de produção em relação ao 3T com a maturação das plataformas que tem entrado em operação nos últimos trimestres e uma menor atividade de manutenção.

Refino e Vendas: A companhia manteve seu parque de refino com alto fator de utilização por mais um trimestre, com a utilização em setembro atingindo 97%. As vendas tiveram ligeiro aumento trimestral de 2,1%, com bom aumento da venda de diesel dado a sazonalidade.

Esperamos uma reação neutra ao Relatório de Produção, com todas atenções voltadas a divulgação dos resultados no dia 7 de novembro e do Plano Estratégico para 2025-2029.

Continuamos com uma visão construtiva para a Petrobras, pois: (i) vemos a companhia mantendo os sólidos resultados operacionais; (ii) forte geração de caixa; e (iii) dificuldades em realizar todo seu plano de investimento, o que resulta em mais caixa para ser distribuído.

Apesar de positivos com a tese, temos começado a olhar com um pouco mais de atenção o possível descasamento entre oferta e demanda de óleo para os próximos anos, com esse superavit de oferta podendo impactar negativamente os preços da commodity. Essa poderia ser mais uma camada de complexidade para a tese, que já conta com alguns desafios — principalmente sobre a alocação de capital.

Petrobras (PETR4) — Compra

Preço Alvo43,5
Preço Atual36,09
Upside21%
Capitalização de Mercado (R$ bi)489
Ações Emitidas (mi)1.289
Free Float64,0%

Performance

Semana-0,44%
Mês-0,06%
Ano+1,13%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Se você tem
Monte Bravo, Bravo!

Invista com quem ajuda você a alcançar o próximo topo.

Abra sua conta