COPOM: redução no ritmo de corte da taxa de juros para 0,25 pp - Monte Bravo

COPOM: redução no ritmo de corte da taxa de juros para 0,25 pp

13/05/2024 às 12:38

13

Segunda

Mai

2 minutos de leitura
Compartilhar
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta quarta-feira (20) e deve reduzir a taxa básica de juros da economia. Há uma dúvida, porém, sobre o tamanho do corte de juros.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta quarta-feira (20) e deve reduzir a taxa básica de juros da economia. Há uma dúvida, porém, sobre o tamanho do corte de juros.

  • A maioria dos analistas do mercado financeiro passou a projetar uma redução de 0,25 ponto percentual, para 10,50% ao ano.
  • Mas parte dos economistas ainda estima que a taxa cairá mais, 0,50 ponto percentual, para 10,25% ao ano.

Se a opção for por um corte menor nos juros, o BC reduzirá o ritmo de redução da taxa Selic. Isso porque, na última reunião, os juros caíram 0,50 ponto percentual.

Entenda a discussão

Em seu último encontro, realizado no fim de março, o BC sinalizou que promoveria uma nova redução de 0,5 ponto percentual nessa reunião de maio, o que levaria a taxa Selic para 10,25% ao ano.

Essa sinalização, entretanto, dependia da confirmação de um “cenário esperado” pela diretoria do Banco Central.

Com a eventual mudança das metas, haverá um espaço adicional para gastos de cerca de R$ 160 bilhões nos próximos anos — pressionando mais a inflação.

E houve piora do cenário externo, com a inflação ainda pressionada nos Estados Unidos.

“A evolução do balanço de riscos desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) foi bastante desfavorável, com aumento das incertezas tanto no cenário externo quanto interno (…) A elevação da incerteza do cenário global, a deterioração das expectativas de inflação e as alterações das metas de superávit primário tornaram o balanço de riscos assimétrico [desigual]”, avaliou Alexandre Mathias, estrategista-chefe da corretora Monte Bravo.

Confira a notícia na íntegra: Portal G1

Artigos Relacionados

  • 21

    Sexta

    Mar

    21/03/2025 às 16:57

    Sala de Imprensa

    Reforma tributária e setor imobiliário: será o fim das vantagens das holdings?

    Reforma tributária impacta o setor imobiliário, muda benefícios fiscais das holdings e aumenta carga tributária sobre operações imobiliárias  A aprovação da Lei Complementar 214/2025, que regulamenta o PL 68/2024, trouxe mudanças substanciais para o setor imobiliário, afetando diretamente a estruturação de holdings patrimoniais e a tributação incidente sobre a aquisição, locação e venda de imóveis. …

    Continue lendo
  • 21

    Sexta

    Mar

    21/03/2025 às 15:23

    Sala de Imprensa

    Juros fecham em alta após Copom sinalizar novo aumento da Selic

    A nova elevação da Selic surpreendeu os investidores e provocou aumento das taxas dos contratos DI, com efeito principalmente na ponta curta da curva A postura do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central no comunicado divulgado na última quarta-feira (19), enfatizando o nível elevado da inflação e se comprometendo a uma nova elevação …

    Continue lendo
  • 17

    Segunda

    Mar

    17/03/2025 às 13:05

    Sala de Imprensa

    Os sinais que os resultados de varejo, serviços e indústria em janeiro emitem sobre o momento da atividade econômica nacional

    Dois importantes indicadores divulgados nos últimos dias pelo IBGE dão pistas para compreender um pouco melhor o ritmo da atividade econômica do país neste início de 2025. Nesta sexta-feira (14), o órgão publicou sua Pesquisa Mensal de Comércio, que analisa o volume de vendas do comércio varejista no país, referente ao mês de janeiro. A …

    Continue lendo

Fechar

Loading...