Vieses comportamentais: como afetam as decisões dos investidores

Vieses comportamentais: como afetam as decisões dos investidores

14/06/2023 às 12:12

14

Quarta

Jun

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

O que você lerá neste artigo:

  • Quais são os vieses comportamentais?
  • Como esses vieses impactam suas decisões de investimento?
  • Como se proteger da influência desses vieses?

O mercado financeiro está repleto de termos que explicam a dinâmica e os mecanismos das negociações do dia a dia. No entanto, existem alguns conceitos pouco conhecidos, de natureza comportamental, que podem ter um impacto nas estratégias de investidores de todos os perfis

Você já ouviu falar dos “vieses do investidor” ou “vieses comportamentais”?

Esses vieses ajudam a explicar os aspectos psicológicos e emocionais que influenciam as escolhas dos investidores. Basicamente, eles mostram que investir não é uma atividade puramente racional, como muitos pensam. 

Neste artigo, vamos explorar a importância de compreendê-los, e como eles podem influenciar sua tomada de decisão de forma específica em cada tipo de investimento.

Vieses comportamentais: afinal, o que são e qual o impacto de cada um deles em suas decisões?

Os vieses comportamentais são atalhos mentais que usamos ao tomar decisões, muitas vezes de forma inconsciente, baseados em emoções, intuições e experiências passadas. 

Dessa forma, podem afetar a maneira como percebemos riscos, avaliamos informações e fazemos escolhas relacionadas aos investimentos. 

Entender e evitar esses vieses é essencial para construir um patrimônio sólido no longo prazo. Conheça cada um deles a seguir.

Viés Aversão à Perda

A aversão à perda é um viés que leva os investidores a priorizarem a segurança, evitando investimentos mais arriscados, mesmo que possam trazer retornos expressivos ao longo do tempo. Portanto, é importante contar com um bom planejamento que ofereça tranquilidade na tomada de decisões, especialmente em momentos mais voláteis.

Viés da Ancoragem

Esse viés faz com que a primeira informação que recebemos sobre um ativo tenha um peso maior em nossa tomada de decisão. 

O problema surge quando o investidor se “ancora” em um preço de ativo que já atingiu o pico, acreditando que essa situação se repetirá. 

Isso acaba mantendo a pessoa presa em uma posição e impedindo-a de aproveitar outras oportunidades mais atrativas. 

Heurística da Disponibilidade

Esse viés influencia a capacidade do investidor de avaliar uma situação, levando-o a confiar mais nas informações fáceis de lembrar do que nos dados menos imediatos. 

Em outras palavras, isso pode levar o investidor a manter posições de prejuízo, acreditando em uma reviravolta no mercado com base em um novo governo, por exemplo. 

Essa decisão é tomada sem considerar os resultados das empresas envolvidas, o que é claramente uma estratégia ruim.

Viés de Recência

Este viés é semelhante ao anterior, mas refere-se às escolhas feitas levando em conta apenas eventos recentes, sem considerar o panorama geral do mercado. 

Esse ponto é fundamental, uma vez que a interpretação dessas informações é a base de uma boa estratégia de investimentos. Uma análise mal feita pode resultar em prejuízos expressivos para o investidor.

Excesso de Confiança

Pessoas mais experientes e com conhecimento de mercado financeiro tendem a incorrer com mais frequência nesse viés. 

Geralmente, essas pessoas sentem mais confiança na hora de alocar seus recursos, o que, em algum momento, pode prejudicar as decisões de investimento.

Viés de Familiaridade

Neste viés, o investidor é influenciado por vivências do passado ao alocar recursos em ativos já conhecidos. 

Esse comportamento tem potencial de prejudicar os resultados futuros, pois pode ocorrer a concentração dos investimentos em uma determinada classe em detrimento de outra, sem uma estratégia que faça sentido.

Ilusão do Controle

Esse comportamento é caracterizado pela superestimação de acertos e subestimação dos erros. Aqui, é possível enxergar uma forte relação com o viés do excesso de confiança. 

Em conjunto, o excesso de confiança e a ilusão de controle podem deixar a visão do investidor turva em relação a riscos. Ao não mensurá-los adequadamente, os impactos negativos para a carteira de investimentos podem ser irreversíveis.

Efeito de Dotação

Esse viés diz respeito ao fato de que um ativo representa mais em valor para o seu proprietário do que para o mercado em si. 

Esse comportamento ocorre por conta do valor subjetivo que damos às coisas, considerando no preço o esforço para conquistá-los ou a representatividade que isto tem em nossas vidas.

Viés da Confirmação

A confirmação ocorre quando o investidor tenta buscar, interpretar e lembrar de informações apenas para confirmar suas crenças e hipóteses já existentes. 

Esse viés pode ser negativo, pois a pessoa toma decisões pouco racionais e sem buscar opiniões que sirvam de contraponto.

Potencialize suas decisões com apoio de especialistas e fuja desses vieses comportamentais

Como pudemos acompanhar no artigo, todos esses vieses têm aspectos específicos que podem causar problemas e, até, prejuízos irreversíveis para a sua carteira de investimentos. 

Troque os achismos e outras armadilhas mentais pela segurança e confiança de uma assessoria personalizada para o que você precisa.

Na Monte Bravo, seu planejamento é alinhado aos seus objetivos e criado por profissionais especialistas em patrimônio e mercado financeiro, para evitar que você seja refém desses vieses comportamentais. 

Acreditamos que uma visão profissional faz toda a diferença na definição de estratégias de diversificação, que rentabilizam e se encontram dentro das possibilidades de risco aos quais você pode assumir. 

Aqui, conectamos você a uma experiência única de assessoria com soluções e serviços exclusivos para seu patrimônio. 

Com o apoio do nosso time de profissionais experientes no mercado financeiro, você vai investir com mais segurança, transparência e tranquilidade. 

Conte conosco para ajudá-lo diariamente a definir, com transparência, as melhores estratégias para proteger e potencializar seu legado financeiro. Invista com a Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 26

    Sexta

    Abr

    26/04/2024 às 09:53

    Investimentos

    O Papel da Renda Fixa em Portfólios de Investimento Diversificados

    Compartilhe

    CompartilheEm um cenário de investimentos cada vez mais dinâmico, a renda fixa se destaca como um alicerce essencial na construção de portfólios diversificados e resilientes. Mais do que um porto seguro, a renda fixa oferece aos investidores a oportunidade de gerar renda passiva, proteger o capital e alcançar seus objetivos financeiros com maior previsibilidade. Ao …

    Continue lendo
  • 23

    Terça

    Abr

    23/04/2024 às 17:33

    Investimentos

    Principais Tópicos do Encontro de Primavera do FMI

    Compartilhe

    CompartilheO Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WBG) promovem duas reuniões conjuntas por ano. O encontro da primavera do Hemisfério Norte sempre é em Washington, D.C., enquanto as reuniões do outono, Reuniões Anuais do FMI e WBG, são itinerantes com dois anos consecutivos em Washington, D.C. e em outro país no terceiro ano. …

    Continue lendo
  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo

Fechar

Loading...